MICROPROPAGAÇÃO EM MUDAS DE BANANA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/794Palavras-chave:
Bananeira, In vitro, Micropropagação, TécnicaResumo
Introdução: A cultura da banana abrange uma das maiores atividades econômica do agronegócio no Brasil, tendo sua importância, tanto na produção, como no consumo. Devido à relevância da cultura da banana, as práticas de manejo agrícola vêm melhorando o cultivo através de tecnologias, entre as quais se destaca a micropropagação ou cultivo in vitro. Em vista disso, o presente trabalho objetiva definir a tecnologia de micropropagação e sua importância; - compreender as vantagens e as desvantagens da técnica na produção de mudas micropropagadas em bananeira; identificar as fases de micropropagação realizadas no cultivo de banana. A metodologia consiste em isolar em condições assépticas os ápices caulinares de plantas matrizes, onde contém todos os ingredientes necessários para induzir a reprodução de uma nova planta em condições controladas de cultivo, sendo realizado em laboratório. Os resultados mostraram que as vantagens são superiores às limitações da técnica de micropropagação em bananas, tendo em vista, que a produtividade é superior para o produtor. Além disso, as etapas identificadas às quais são: triagem dos explantes, limpeza asséptica, isolamento do explante e implantação da cultura, brotações e formação de novas raízes in vitro em sala aclimatizada, são de grande importância na técnica de cultivo in vitro, pois das tais etapas dependerá toda a produtividade e qualidade da fruta. Dessa forma, conclui - se que esta tecnologia de micropropagação, é amplamente estudada e tem encontrado aplicações práticas comprovadas, na cultura da banana, propiciando ao agricultor mudas certificadas de alto padrão genético, assim como, plantas isentas de doenças. A continuidade do trabalho dar-se-á por meio de estudos que visem baratear esta técnica a fim de aproximála da realidade do pequeno agricultor.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.