A IMPORTÂNCIA DOS BIOMARCADORES NO MANEJO DA AIDS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/793Palavras-chave:
AIDS, Biomarcadores, HIV, TratamentoResumo
Introdução: Os biomarcadores são extremamente importantes devido à alta sensibilidade e especificidade em determinar alterações fisiopatológicas em sistemas biológicos humanos. Uma série de estudos com proteínas virais vêm sendo conduzidos de forma a aplicar os já tradicionais bem como os mais recentes marcadores descobertos a fim de possibilitar um manejo mais humanizado de pessoas vivendo com HIV. Objetivo: Desenvolver uma análise crítica entre os pontos de vista dos autores sobre a importância dos biomarcadores no manejo da síndrome da imunodeficiência humana adquirida. Material e métodos: A metodologia selecionada para o cumprimento do objetivo foi a revisão sistemática da literatura. Os artigos foram selecionados de 2016 a 2021 por meio de busca on-line nas bases de dados PubMed, Cochrane e Lilacs, partindo de consulta à Biblioteca Virtual em Saúde. Os termos “mesh” utilizados para pesquisa dos estudos foram: biomarcadores, HIV, AIDS e tratamento. Resultados: A partir da busca realizada nas bases de dados foram selecionadas 11 publicações para compor o estudo. É importante citar que o DNA total do HIV-1, mensurado por PCR em tempo real, trata-se do marcador mais empregado além de ser capaz de dimensionar todas as formas de HIVDNA. Outros marcadores de aplicação clínica importantes são moléculas de ponto de controle imunológico, níveis elevados de replicação do HIV no líquido cefalorraquidiano (LCR), biomarcadores de integridade intestinal (iFABP e zonulina), carbonil e imunoglobulina G por meio de coleta de saliva. Conclusão: Os desfechos alcançados neste estudo evidenciam que o DNA total do HIV tem grande importância clínica como marcador de reservatórios do HIV e que seu índice apresenta relação com a persistência do quadro infeccioso. Trata-se também de um biomarcador complementar promissor para averiguar a eficácia de terapêuticas antirretrovirais e novas estratégias com o intuito de diminuir ou extinguir os reservatórios celulares de HIV.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.