CARACTERÍSTICAS DA HELICOBACTER PYLORI E SEU DIAGNÓSTICO
Resumo
Introdução: O Helicobacter pylori é uma bactéria Gram negativa, em forma de S ou em bastonete curvo, tem parede celular externa lisa e possui de quatro a seis flagelos unipolares embainhados e com bulbo terminal. O ser humano é o principal reservatório de Helicobacter pylori, não tendo ainda sido encontrados animais que sirvam de reservatórios significantes. Várias pesquisas sobre o modo de transmissão do Helicobacter pylori estão sendo desenvolvidas, e pode-se dizer que esta é uma das áreas mais estudadas, discutidas e controvertidas desse, recém descoberto, microrganismo. As vias de infecção mais aceitas atualmente incluem a fecal-oral e a oral-oral. Segundo Vaira et al. (2000), a colonização do tecido gástrico pelo Helicobacter pylori é quase sempre acompanhada por uma resposta inflamatória na mucosa subjacente. Objetivo: Descrever as características gerais da bactéria Helicobacter pylori e seu diagnóstico. Material e métodos: Trata-se de uma revisão literária feita com base em artigos e informações relacionados a área, e pesquisas realizadas nas plataformas online: Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Scholar Google com dados referentes aos anos de 2012 a 2017. Resultados: O Helicobacter pylori é uma bactéria de distribuição cosmopolita que acomete cerca de metade da população mundial. Esse agente patológico está associado a vários distúrbios gástricos, entre eles a gastrite crônica, o câncer gástrico e a úlcera péptica. Vários testes diagnósticos encontram-se disponíveis para o diagnóstico da infecção por Helicobacter pylori entre eles os testes da cadeia de polimerase (PCR), urease, histologia e cultura. Nesse contexto, o presente estudo objetivou mostrar os aspectos gerais nas infecções por Helicobacter pylori e seu diagnóstico. Conclusão: Apesar das inúmeras descobertas na última década acerca das infecções causadas pelo Helicobacter pylori muitos paradigmas sobre o diagnóstico e o ideal protocolo de tratamento continuam obscuros, os critérios histopatológicos são extremamente importantes para definir e dar suporte ao diagnóstico e prognóstico. Na verdade, uma melhor compreensão das características gerais das infecções por Helicobacter pylori continua sendo o melhor alicerce na construção de um diagnóstico preciso e de tratamentos clínicos eficientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.