Baccharis trimera E SEU POTENCIAL FARMACOLÓGICO APLICADO AO SISTEMA DIGESTÓRIO
Resumo
Introdução: Baccharis trimera conhecida popularmente como carqueja é um arbusto perene membro da família Asteraceae, originário da região sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Além de ser uma espécie oficial da Farmacopéia Brasileira é uma planta muito utilizada na medicina preventiva e curativa na forma de chás medicinais. Objetivo: Revisão na literatura de pesquisas que apontem o potencial farmacológico de Baccharis trimera aplicado ao sistema digestório. Material e métodos: A revisão bibliográfica foi realizada no portal de periódicos da capes utilizando a palavra-chave Baccharis trimera, seguido de uma leitura com objetivo de selecionar apenas os artigos que apresentavam aplicações ao sistema digestório. Resultados: A busca na plataforma retornou com 400 artigos relacionados a Baccharis trimera dos quais um total de 32 artigos apresentaram relação com sistema digestório. Entre as pesquisas foi possível identificar, o potencial gastro protetor restrito a fígado, estômago e intestino delgado. Trabalhos que buscavam investigar a ação da planta frente a diferentes fatores de riscos ficaram vinculados sempre ao fígado e a ação do álcool e/ou tabagismo. Conclusão: O potencial farmacológico de Baccharis trimera têm sido pouco estudado em sua relação com o sistema digestório, ficando ausente em especial muitas informações referentes a histologia e sistema nervoso entérico. São escassas ainda pesquisa que apresentem o potencial protetor da planta frente aos fatores de riscos álcool, tabagismo e energéticos. Assim novas pesquisas que venham em respostas a essas lacunas seriam de suma importância para ampliar o conhecimento do potencial farmacológico da carqueja.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.