AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DO APLICATIVO DESROTULANDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Evangelista Lúcio Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel

Resumo

Introdução: utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula tornou-se uma estratégia para o educador do século XXI. O uso de dispositivos móveis e seus aplicativos como apoio aos processos de aprendizagem é conhecido como aprendizagem móvel ou m-learning. Objetivo: avaliar o potencial pedagógico do aplicativo (app) Desrotulando no Ensino de Ciências, analisando se este possibilita a aprendizagem de Ciências por meio de atividades investigativas. Material e métodos: a pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, foi baseada em categorias de avaliação de aplicativos, pesquisadas na literatura pré-existente. A partir dessa base foram selecionadas e elaboradas oito categorias de avaliação, criando um cheklist para verificar aspectos tecnológicos, como usabilidade, licença de uso, confiabilidade e suporte; e aspectos relacionados ao potencial pedagógico, como conexão com o currículo, relação com cotidiano do aluno e com a sociedade, uso para atividades investigativas e possibilidade de tornar o estudante mais consciente e crítico em relação à alimentação saudável. Resultados: em todos esses oito critérios o aplicativo correspondeu às expectativas, apenas foi feita uma observação em relação a eventuais mudanças que possam ocorrer nas formulações dos produtos. Os termos e uso do site Desrotulando informa que é preciso de um intervalo indeterminado de tempo para fazer a revisão dessas alterações, exceto se um fabricante ou usuário do aplicativo entrarem em contato para informá-los. Desde modo, as informações relativas a mudanças na formulação não são permanentemente atualizadas. Uma saída possível para sanar esse ponto seria os alunos, com orientação do professor, investigarem essas alterações e dar uma nova pontuação até que saia a atualização e, depois, comparar com suas avaliações, aprendendo, assim, a fazerem pesquisa. Conclusão: conclui-se que o aplicativo é uma ferramenta tecnológica com potencial pedagógico, pois traz o cotidiano para sala de aula, tem uma relação direta com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e contribui com a criação de atividades investigativas, favorecendo a formação de um cidadão crítico com autonomia intelectual.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Silva, E. L., & Maciel, M. D. (2020). AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DO APLICATIVO DESROTULANDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 46. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/67