AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DO APLICATIVO DESROTULANDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Resumo
Introdução: utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula tornou-se uma estratégia para o educador do século XXI. O uso de dispositivos móveis e seus aplicativos como apoio aos processos de aprendizagem é conhecido como aprendizagem móvel ou m-learning. Objetivo: avaliar o potencial pedagógico do aplicativo (app) Desrotulando no Ensino de Ciências, analisando se este possibilita a aprendizagem de Ciências por meio de atividades investigativas. Material e métodos: a pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, foi baseada em categorias de avaliação de aplicativos, pesquisadas na literatura pré-existente. A partir dessa base foram selecionadas e elaboradas oito categorias de avaliação, criando um cheklist para verificar aspectos tecnológicos, como usabilidade, licença de uso, confiabilidade e suporte; e aspectos relacionados ao potencial pedagógico, como conexão com o currículo, relação com cotidiano do aluno e com a sociedade, uso para atividades investigativas e possibilidade de tornar o estudante mais consciente e crítico em relação à alimentação saudável. Resultados: em todos esses oito critérios o aplicativo correspondeu às expectativas, apenas foi feita uma observação em relação a eventuais mudanças que possam ocorrer nas formulações dos produtos. Os termos e uso do site Desrotulando informa que é preciso de um intervalo indeterminado de tempo para fazer a revisão dessas alterações, exceto se um fabricante ou usuário do aplicativo entrarem em contato para informá-los. Desde modo, as informações relativas a mudanças na formulação não são permanentemente atualizadas. Uma saída possível para sanar esse ponto seria os alunos, com orientação do professor, investigarem essas alterações e dar uma nova pontuação até que saia a atualização e, depois, comparar com suas avaliações, aprendendo, assim, a fazerem pesquisa. Conclusão: conclui-se que o aplicativo é uma ferramenta tecnológica com potencial pedagógico, pois traz o cotidiano para sala de aula, tem uma relação direta com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e contribui com a criação de atividades investigativas, favorecendo a formação de um cidadão crítico com autonomia intelectual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.