ATIVIDADE ESPASMOLÍTICA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO OBTIDO DAS FOLHAS DE Syzygium cumini (L.) SKEELS EM TRAQUEIA DE RATO
Resumo
Introdução: A espécie Syzygium cumini (sinonímias Syzygium jambos (L.), Eugenia jambolana, Eugenia jambos L., dentre outras), conhecida popularmente como jambolão, jamelão, é uma planta utilizada na medicina tradicional para tratamento de vários distúrbios fisiológicos e patologias, dentre elas, asmas, bronquites, constipações, úlceras e diarreias. Devido ao seu extenso uso popular, sua nomeação no RENISUS e seu uso no tratamento da asma, decidiu-se estudar seu efeito em musculo liso de traqueia. Objetivo: investigar uma possível atividade espasmolítica do extrato hidroalcoólico das folhas de Syzygium cumini (EHFo-SC) em traqueia isolada de rato. Metodologia: Foram usados ratos (200 a 250 g), eutanásiados em câmara de CO2 com posterior retirada de segmentos de traqueia, que eram suspensos verticalmente em cubas de vidro (5mL), onde eram monitoradas as contrações isométricas induzidas por carbacol (CCh) na presença e ausência do EHFo-SC, respectivamente. O protocolo experimental foi aprovado pela Comissão de Ética e Experimentação animal (CEEA) da UFMA, e encontra-se registrado sob o nº 003584/2014-97. Resultados: o EHFo-SC relaxou de maneira significante e dependente de concentração a traqueia pré-contraído por CCh (10-5) na presença e ausência de epitélio funcional (Emáx = 43,45%; 42 %, respectivamente). Com isso, comparando os dados de relaxamento do EHFo-SC, percebe-se que não há diferença significante entre os valores de efeito máximo, o que sugere a participação de um passo comum da via de sinalização desse agente contrátil no efeito do extrato, que poderá um bloqueio dos canais de cálcio, uma vez que outros estudos atribuíram o efeito do Syzygium cumini em musculo liso intestinal a uma diminuição do influxo de cálcio. Conclusão: O presente estudo demostrou que o extrato hidroalcoólico das folhas de Syzygium cumini (EHFo-SC) possui atividade espasmolítica em traqueia de rato. Contudo, mais estudos são necessários para melhor compreensão do mecanismo envolvido no efeito espasmolitico apresentado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.