AS RÉPLICAS PALEONTOLÓGICAS COMO VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL E EDUCAÇÃO NOS MUSEUS
Resumo
Introdução: Determinados museus comportam partes de acervos paleontológicos, dentre eles pode-se destacar o Museu Nacional - RJ. Infelizmente um acidente em 2018 causou a destruição de grande parte das exposições, que compunham artifícios de estudo da paleontologia, arqueologia, biologia e a antropologia. Outrossim, é necessário destacar a importância da educação presente nos museus, o qual fomenta com a comunicação não verbal e, concomitantemente, cria um pensamento heterogêneo a partir de sua estrutura e dinâmica de como os objetos dos acervos são montados. No que se sucede essa análise, o presente estudo visa destacar as réplicas de fósseis de dinossauros como um auxílio de educação patrimonial para as exposições presentes nos centros de pesquisa (museu). Em suma, a pesquisa ressalta uma percepção mais aprofundada acerca dos paleovertebrados, destacando um saurópode descoberto em território nacional, o Maxakalisaurus topai. Conhecido como Dinoprata, ele estabelece um novo significado para as instituições museais, criando uma nova dinâmica para o aprendizado e a valorização do patrimônio paleontológico brasileiro. Objetivo: Difundir o estudo das réplicas fósseis paleontológicas, mais especificamente do Dinoprata, com o propósito de aprimorar a educação patrimonial nos museus brasileiros. Material e métodos: O procedimento metodológico foi realizado através de análise documental e processo descritivo, no qual também foram realizadas pesquisas bibliográficas para o embasamento teórico. Resultados: É possível salientar que os moldes e réplicas do Maxakalisaurus topai, podem ser um agregador de conhecimento. A fim de constituir uma pluriatividade que perpassa as estruturas físicas museológicas, fazendo elencar o conhecimento que é duradouro e transformador. Inclusive, abordando novas perspectivas e ampliando suas abordagens para outros museus do território brasileiro. Conclusão: As réplicas do Dinoprata têm por objetivo gerar um significado de pertencimento do patrimônio paleontológico nacional, acrescentando que outros centros de pesquisa também possam criar seus moldes, além de desenvolver o lado lúdico e do lazer. Ademais, esses elementos ganham novos contornos, caminhando paralelamente com a tecnologia, reverberando novos significados, não somente para a área da paleontologia, mas também para o novo cenário museológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.