EFEITO DO FOGO SOBRE A DIVERSIDADE EM UMA FORMAÇÃO VEGETACIONAL DE CANGA NA SERRA DOS CARAJÁS
Palavras-chave:
Canga couraçada, Fogo, Composição, Diversidade taxonômica, Diversidade funcional, Diversidade filogenéticaResumo
Introdução: Embora a ação do fogo contribua significativamente para ecossistemas propensos ao fogo, os incêndios florestais alteram comunidades vegetais. Objetivo: Descrever os efeitos do incêndio na composição e diversidade funcional e filogenética nas savanas ferruginosas da Amazônia, conhecidas como cangas. Material e Métodos: Conduzimos a amostragem em uma localidade homogênea da canga couraçada na Serra Norte, especificamente no platô N1, demarcando 10 parcelas de 2 x 2 m em ambientes que sofreram queimadas e 10 parcelas em área sem indício de queimada (tratamentos). Para cada tratamento foram calculadas medidas de diversidade taxonômica (Shannon e Simpson), filogenética (PD) e funcional (RaoQ) das comunidades. Além disso, foi analisada a estrutura filogenética e funcional das comunidades, usando o software Phylocom 4.2 e o programa R. Resultados: A ação do fogo mudou ligeiramente a composição da comunidade, aumentou a riqueza funcional. Por outro lado, nem a diversidade taxonômica nem a filogenética foram afetadas pelo evento de incêndio. Os resultados indicaram também que a estrutura filogenética não difere do esperado ao acaso, não confirmando ação do fogo como estruturador das comunidades, enquanto que em relação à estrutura funcional houve predomínio do agrupamento, reforçando a importância da ação do fogo como um possível filtro ambiental da comunidade. Conclusão: Mais pesquisas devem ser levadas em conta, para descrever com mais robustez como as diferentes fitofisionomias são afetadas e como os diferentes regimes de incêndio influenciam as comunidades para auxiliar em planos de manejo eficazes para esse ecossistema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.