CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES
Palavras-chave:
Animais Silvestres, Conservação, Educação AmbientalResumo
Introdução: Diversas alternativas têm sido empregadas na tentativa de solucionar problemas ambientais, dentre elas a educação ambiental apresenta-se como ferramenta importante para minimizar os impactos ambientais. Objetivo: Analisar a concepção dos alunos do ensino médio acerca da conservação dos animais silvestres e, em contrapartida, sensibilizá-los sobre a importância da fauna silvestre. Material e métodos: A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, localizada na cidade de Castro Alves, Bahia. O público alvo foram 42 discentes da 3° série do ensino médio, do turno matutino, com idades entre 17 e 22 anos, no período de 13 a 24 de maio de 2019. Durante a primeira parte do estudo foi realizada uma entrevista estruturada por meio da aplicação de questionários, contendo 10 questões – subjetivas e de múltipla escolha acerca do tema biodiversidade, conservação de animais silvestres e percepção ambiental. Os alunos que concordaram em participar tiveram suas identidades preservadas, com consentimento livre para desistir da pesquisa a qualquer momento. Resultados: Quando questionados a respeito do que são animais silvestres, o perfil de resposta dos alunos foi de que se trata de animais que vivem na selva, animais criados na natureza ou animais que as pessoas consomem. Quando indagados sobre a diferença entre animal silvestre, selvagem e doméstico, a grande maioria dos alunos não souberam responder, no entanto associaram os animais domésticos a animais dóceis acostumados a presença dos seres humanos, tais como: cães, gatos e galinhas. Quanto aos animais silvestres e selvagens os estudantes definiram como animais agressivos e que costumam atacar os humanos, sendo necessário, portanto, manter distância, a exemplo dos leões, tigres, onça e cobras peçonhentas. Neste quesito, os alunos apresentaram conhecimento superficial acerca das diferenças entre animais domésticos, silvestres e selvagens. Após análise dos dados foi realizada uma palestra seguida de roda de discussão, com objetivo de sanar dúvidas e dificuldades apresentadas pelos estudantes. Conclusão: Verificou-se, antes das atividades de educação ambiental, que os alunos detinham um conhecimento muito básico sobre as diferenças entre os animais domésticos, silvestres e selvagens e pouco conhecimento sobre legislação ambiental. No entanto, estes mesmos alunos apresentaram um importante grau de preocupação com o bem-estar animal, proteção do meio ambiente e o cumprimento das leis ambientais. A educação ambiental no meio escolar torna-se, uma ferramenta eficaz para sensibilizar quanto as questões relacionadas à conservação, sendo, portanto, instrumento essencial na mitigação de problemas ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.