CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

Autores

  • Renan Luiz Albuquerque Vieira
  • Ana Natalícia Carvalho dos Santos
  • Hanilton Ribeiro de Souza
  • Thaise da Silva Oliveira Costa
  • Maria Vanderly Andréa

Palavras-chave:

Animais Silvestres, Conservação, Educação Ambiental

Resumo

Introdução: Diversas alternativas têm sido empregadas na tentativa de solucionar problemas ambientais, dentre elas a educação ambiental apresenta-se como ferramenta importante para minimizar os impactos ambientais. Objetivo: Analisar a concepção dos alunos do ensino médio acerca da conservação dos animais silvestres e, em contrapartida, sensibilizá-los sobre a importância da fauna silvestre. Material e métodos: A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, localizada na cidade de Castro Alves, Bahia. O público alvo foram 42 discentes da 3° série do ensino médio, do turno matutino, com idades entre 17 e 22 anos, no período de 13 a 24 de maio de 2019. Durante a primeira parte do estudo foi realizada uma entrevista estruturada por meio da aplicação de questionários, contendo 10 questões – subjetivas e de múltipla escolha acerca do tema biodiversidade, conservação de animais silvestres e percepção ambiental. Os alunos que concordaram em participar tiveram suas identidades preservadas, com consentimento livre para desistir da pesquisa a qualquer momento. Resultados: Quando questionados a respeito do que são animais silvestres, o perfil de resposta dos alunos foi de que se trata de animais que vivem na selva, animais criados na natureza ou animais que as pessoas consomem. Quando indagados sobre a diferença entre animal silvestre, selvagem e doméstico, a grande maioria dos alunos não souberam responder, no entanto associaram os animais domésticos a animais dóceis acostumados a presença dos seres humanos, tais como: cães, gatos e galinhas. Quanto aos animais silvestres e selvagens os estudantes definiram como animais agressivos e que costumam atacar os humanos, sendo necessário, portanto, manter distância, a exemplo dos leões, tigres, onça e cobras peçonhentas. Neste quesito, os alunos apresentaram conhecimento superficial acerca das diferenças entre animais domésticos, silvestres e selvagens. Após análise dos dados foi realizada uma palestra seguida de roda de discussão, com objetivo de sanar dúvidas e dificuldades apresentadas pelos estudantes. Conclusão: Verificou-se, antes das atividades de educação ambiental, que os alunos detinham um conhecimento muito básico sobre as diferenças entre os animais domésticos, silvestres e selvagens e pouco conhecimento sobre legislação ambiental. No entanto, estes mesmos alunos apresentaram um importante grau de preocupação com o bem-estar animal, proteção do meio ambiente e o cumprimento das leis ambientais. A educação ambiental no meio escolar torna-se, uma ferramenta eficaz para sensibilizar quanto as questões relacionadas à conservação, sendo, portanto, instrumento essencial na mitigação de problemas ambientais.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Albuquerque Vieira, R. L., Carvalho dos Santos, A. N., Ribeiro de Souza, H., Oliveira Costa, T. da S., & Andréa, M. V. (2020). CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 120. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/541