VIVENCIANDO A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS NA/PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Elisangela Santos Silva
  • Renata Ribeiro Gonçalves
  • Edayane do Socorro Ferreira Gomes
  • Keitiane de Sousa Silva
  • Ronaldo Ribeiro Silva

Palavras-chave:

Prática de Ensino, ensino de ciências, educação básica

Resumo

Introdução: . No processo formativo docente é essencial termos uma associação de relações entre teoria e prática. Segundo Gauthier (2006) remete que a formação inicial como fator determinante para a constituição dos sujeitos professores, dessa forma torna-se essencial tentar conhecer e compreender os elementos que orientam os processos de formação com o intuito de forma profissionais de educação em Ciências qualificados e capacitados para o futuro exercício da docência. Nessa perspectiva a disciplina de Prática de Ensino tem como finalidade oportunizar a vivência da prática docente através do planejamento, organização, realização de oficinas e atividades experimentais e uma reflexão teórica do ser professor. Objetivo: Relatar a experiência dos licenciados da turma 2017 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPA/CALTA. na disciplina Prática de Ensino desenvolvida no projeto “A universidade vai à escola: ensinar e praticar ciências no ensino fundamental I” como duas turmas de alunos do 3 º ano de uma escola pública municipal do município de Altamira/PA . Material e métodos: Para o planejamento e organização das oficinas foi realizado uma consulta à professora e a coordenação pedagógica para sabermos os conteúdos teóricos abordados em sala sendo eles: sistema solar; a Terra e os movimentos, as estações do ano e ciência no dia- a - dia. Usamos o livro didático adotado e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências como suporte teórico para realizar as oficinas. Na abordagem do sistema solar construímos um painel; no tema Terra e seus movimentos utilizamos um globo terrestre flutuante; no conteúdo relacionado as estações do ano aplicamos uma atividade impressa para de identificação das características de cada estação; na abordagem do conteúdo a ciência no dia-a-dia confeccionamos dois fantoches em formato de cientistas. Nessa oficina foi elaborado um roteiro para dialogar com os alunos sobre a temática. Resultados: As oficinas realizadas atingiram os objetivos determinados no planejamento. Percebemos que as mesmas permitiram os alunos a expressarem os conhecimentos teóricos pela participação ativas das oficinas por meio dos questionamentos realizados. A avaliação foi realizada de forma oral no qual relataram que o fazer e ver da matéria torna-se mais fácil de entender. . Conclusão: Ao vivenciar essa experiência da práxis docente para nossa formação profissional, foi relevante e reflexiva para termos ciência das questões de cunho pedagógico, politico e social que envolve o contexto escolar da educação básica em contribuir de critica e transformadora para um ensino de ciências que contextualizem com a realidade.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Silva, E. S., Gonçalves, R. R., Gomes, E. do S. F., Silva, K. de S., & Silva, R. R. (2020). VIVENCIANDO A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS NA/PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 119. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/540