UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO FILME “MEU PÉ ESQUERDO: A HISTÓRIA DE CHRISTY BROWN”
Palavras-chave:
Estratégia didática, currículo, filmesResumo
A deficiência física mais corriqueiramente diagnosticada é a paralisia cerebral e metade das crianças portadoras vivenciam dificuldades no processo de alfabetização. As características apresentadas por indivíduos portadores são distúrbios permanentes, do movimento e da postura, devido a defeito ou lesão não progressiva do cérebro no começo da vida. A presente pesquisa analisa o filme “Meu pé esquerdo: a história de Christy Brown” como material didático no ensino de Ciências, nos conteúdos relacionados ao corpo humano, com foco em deficiências e síndromes. Baseado em livro homônimo e em fatos reais, o filme exibe o impedimento do protagonista, Christy Brown, de movimentar praticamente todo seu corpo, exceto o pé esquerdo, em consequência da paralisia cerebral. No decorrer do filme é apresentado todo o período de aprendizagem do portador, desde suas primeiras experiências até a vida adulta. O enredo baseia-se em demonstrar o autocontrole que Christy possui de seu pé esquerdo, utilizando-o, primeiramente, para segurar o giz e fazer rabiscos pelo chão, e, em sua vida adulta, apesar de suas limitações, tornar-se pintor, poeta e autor. Também retrata todo o contexto social apresentado aos deficientes físicos, com os obstáculos que implicam o acesso restrito para a locomoção e o descrédito social historicamente impregnado na sociedade, acrescentando a isso problemas familiares causados pela falta de informação da época, de 1932 à 1970. A história de Christy permite um estudo sobre as características apresentadas pela paralisia cerebral e um entendimento contextualizado sobre as particularidades que cada deficiência permeia, além de ser uma obra que sensibiliza para a reflexão e a conscientização, compreendendo as dificuldades e as necessidades dos portadores de deficiências físicas, como a paralisia cerebral. A utilização do cinema para o ensino de Ciências pode proporcionar ao professor uma problematização e a possibilidade de desdobrar discussões sobre o conteúdo de sua disciplina, permitindo a formação de conceitos e significações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.