UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO FILME “MEU PÉ ESQUERDO: A HISTÓRIA DE CHRISTY BROWN”

Autores

  • Cleiton Edmundo Baumgratz
  • Giovana Laís Eckert
  • Erica do Espirito Santo Hermel

Palavras-chave:

Estratégia didática, currículo, filmes

Resumo

A deficiência física mais corriqueiramente diagnosticada é a paralisia cerebral e metade das crianças portadoras vivenciam dificuldades no processo de alfabetização. As características apresentadas por indivíduos portadores são distúrbios permanentes, do movimento e da postura, devido a defeito ou lesão não progressiva do cérebro no começo da vida. A presente pesquisa analisa o filme “Meu pé esquerdo: a história de Christy Brown” como material didático no ensino de Ciências, nos conteúdos relacionados ao corpo humano, com foco em deficiências e síndromes. Baseado em livro homônimo e em fatos reais, o filme exibe o impedimento do protagonista, Christy Brown, de movimentar praticamente todo seu corpo, exceto o pé esquerdo, em consequência da paralisia cerebral. No decorrer do filme é apresentado todo o período de aprendizagem do portador, desde suas primeiras experiências até a vida adulta. O enredo baseia-se em demonstrar o autocontrole que Christy possui de seu pé esquerdo, utilizando-o, primeiramente, para segurar o giz e fazer rabiscos pelo chão, e, em sua vida adulta, apesar de suas limitações, tornar-se pintor, poeta e autor. Também retrata todo o contexto social apresentado aos deficientes físicos, com os obstáculos que implicam o acesso restrito para a locomoção e o descrédito social historicamente impregnado na sociedade, acrescentando a isso problemas familiares causados pela falta de informação da época, de 1932 à 1970. A história de Christy permite um estudo sobre as características apresentadas pela paralisia cerebral e um entendimento contextualizado sobre as particularidades que cada deficiência permeia, além de ser uma obra que sensibiliza para a reflexão e a conscientização, compreendendo as dificuldades e as necessidades dos portadores de deficiências físicas, como a paralisia cerebral. A utilização do cinema para o ensino de Ciências pode proporcionar ao professor uma problematização e a possibilidade de desdobrar discussões sobre o conteúdo de sua disciplina, permitindo a formação de conceitos e significações.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Baumgratz, C. E., Eckert, G. L., & Hermel, E. do E. S. (2020). UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO FILME “MEU PÉ ESQUERDO: A HISTÓRIA DE CHRISTY BROWN”. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 110. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/531