APLICAÇÃO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O SARAMPO
Resumo
Introdução. A pedagogia de projetos é uma importante ferramenta no desenvolvimento do senso crítico e investigativo dos alunos. Nesse viés, o professor atua como mediador que propicia meios para que os alunos compreendam a teoria na prática, os quais são estimulados à reflexão e o desenvolvimento de competências que subsidiem o debate de temas contextualizados, sobretudo problemáticas da realidade dos discentes. Na intenção de impulsionar o uso da desta ferramenta, a disciplina de estágio do ensino de biologia 4, do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFPE leva os discentes a executá-la na educação básica. Nos últimos anos o sarampo, tem sido evidenciada pela área da saúde, devido o número crescente de casos, o que a torna a temática motivadora desta pesquisa, cujas atividades realizadas contribuem para que os alunos compreendam os riscos do sarampo. Objetivo. Apresentar a pedagogia de projetos como ferramenta didática para o ensino de biologia destacando sua importância na conscientização contra o sarampo. Materiais e Métodos. Foi executada pelos discentes universitários uma intervenção pedagógica em uma escola pública da cidade de Vitória de Santo Antão-PE, baseada em parâmetros designados pela pedagogia de projetos. Após a realização de seis encontros de apresentação do tema, foi proposto aos alunos a elaboração de ações conscientizadoras sobre o Sarampo, as quais seriam posteriormente apresentadas para a comunidade escolar. Resultados. Os alunos participaram ativamente da execução das atividades, onde desenvolveram trabalhos em equipe respaldados no princípio da autonomia e reflexão crítica sobre a problemática. Nessa perspectiva, os estudantes elaboraram dinâmicas, tais como um jogo para listar os sintomas da doença, promoveram a exibição de vídeos e a criação de cartazes, atividades de grande contribuição na construção do conhecimento, divulgação de informações científicas e conscientização da escola. Conclusão. A pedagogia de projetos apresenta-se como uma ferramenta positiva para os processos de ensino e aprendizagem, tornando o ensino de biologia ainda mais dinâmico, descentralizando o ensino tradicional. Principalmente ao situar o papel do professor como mediador no processo, tornando, desta forma, o aluno protagonista de sua formação, uma vez que mune o sujeito de autonomia, promovendo a potencialização das capacidades crítico-investigativas.
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