RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Botânica, recursos didáticos, ensino fundamentalResumo
Estudos botânicos trazem conhecimentos científicos e sociais importantíssimos e necessários para a formação dos alunos, para que entendam o funcionamento da natureza e do lugar onde vivem, bem como a importância dos vegetais em nossas vidas (Raven et al. 2014). Contudo, o ensino da biologia vegetal há muito tempo vem sido negligenciado no ensino básico, e diversos autores apontam problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem desta subárea da biologia (Santos, 2017). Portanto, objetivamos realizar um levantamento bibliográfico acerca das produções referentes a recursos didáticos para o ensino da botânica,voltado para o Ensino Fundamental I e II. As buscas foram realizadas através do Google Acadêmico, Scielo, e periódicos CAPES, usando como palavras chaves: recursos didáticos, botânica no ensino fundamental, aulas práticas sobre botânica e ensino de ciências. Foram considerados trabalhos publicados a partir do ano de 2004 até 2019, contendo pelo menos uma das palavras-chaves no título ou resumo. Encontramos 26 publicações, das quais, 16 trazem abordagens sobre recursos didáticos (considerando o fundamental I e II), os quais foram divididos em cinco categorias: aulas práticas com materiais didáticos (8 publicações); jogos educativos (2 publicações); aulas expositivas em campo (3 publicações); aulas expositivas em sala de aula (3 publicações). Desses, nós destacamos quatro trabalhos que, assim como os outros, mostraram resultados positivos, e ainda sim ofereceram propostas inovadoras, como: Kits de exsicatas, jogo do detetive sobre evolução vegetal; trilha ecológica e o vídeo da célula vegetal. A partir da análise desses trabalhos, podemos considerar que os recursos didáticos para o ensino de botânica no ensino fundamental ainda são insuficientes, pois falta variedade para que os professores possam adaptar de acordo com a infraestrutura da escola, pois algumas atividades exigem um determinado espaço, além disso, a estrutura possibilita a movimentação e a independência das crianças, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Os recursos que encontramos são aplicáveis tanto na área rural como urbana, porém não abrangem todos os conteúdos da botânica, como, por exemplo, a anatomia vegetal. Dessa forma, é necessária a exploração do ambiente natural onde encontramos o principal material de estudo da botânica, as plantas, assim facilitando o ensino-aprendizagem e utilizando um recurso de baixo custo, viável e real.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.