RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Clara Silva de Santana
  • Dayanne Cicera da Silva
  • Victoria Beatriz Gomes da Silva
  • Virginia Catarina Ferreira da Silva
  • Wylliana Lins França
  • Tarcila de Lima Nadia

Palavras-chave:

Botânica, recursos didáticos, ensino fundamental

Resumo

Estudos botânicos trazem conhecimentos científicos e sociais importantíssimos e necessários para a formação dos alunos, para que entendam o funcionamento da natureza e do lugar onde vivem, bem como a importância dos vegetais em nossas vidas (Raven et al. 2014). Contudo, o ensino da biologia vegetal há muito tempo vem sido negligenciado no ensino básico, e diversos autores apontam problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem desta subárea da biologia (Santos, 2017). Portanto, objetivamos realizar um levantamento bibliográfico acerca das produções referentes a recursos didáticos para o ensino da botânica,voltado para o Ensino Fundamental I e II. As buscas foram realizadas através do Google Acadêmico, Scielo, e periódicos CAPES, usando como palavras chaves: recursos didáticos, botânica no ensino fundamental, aulas práticas sobre botânica e ensino de ciências. Foram considerados trabalhos publicados a partir do ano de 2004 até 2019, contendo pelo menos uma das palavras-chaves no título ou resumo. Encontramos 26 publicações, das quais, 16 trazem abordagens sobre recursos didáticos (considerando o fundamental I e II), os quais foram divididos em cinco categorias: aulas práticas com materiais didáticos (8 publicações); jogos educativos (2 publicações); aulas expositivas em campo (3 publicações); aulas expositivas em sala de aula (3 publicações). Desses, nós destacamos quatro trabalhos que, assim como os outros, mostraram resultados positivos, e ainda sim ofereceram propostas inovadoras, como: Kits de exsicatas, jogo do detetive sobre evolução vegetal; trilha ecológica e o vídeo da célula vegetal. A partir da análise desses trabalhos, podemos considerar que os recursos didáticos para o ensino de botânica no ensino fundamental ainda são insuficientes, pois falta variedade para que os professores possam adaptar de acordo com a infraestrutura da escola, pois algumas atividades exigem um determinado espaço, além disso, a estrutura possibilita a movimentação e a independência das crianças, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Os recursos que encontramos são aplicáveis tanto na área rural como urbana, porém não abrangem todos os conteúdos da botânica, como, por exemplo, a anatomia vegetal. Dessa forma, é necessária a exploração do ambiente natural onde encontramos o principal material de estudo da botânica, as plantas, assim facilitando o ensino-aprendizagem e utilizando um recurso de baixo custo, viável e real.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Santana, M. C. S. de, Silva, D. C. da, Silva, V. B. G. da, Silva, V. C. F. da, França, W. L., & Nadia, T. de L. (2020). RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 94. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/514