POTENCIAL EDUCACIONAL DE DOCUMENTÁRIO “SEREMOS HISTÓRIA” PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Laura Souza Flores
  • Mateus Dos Santos Oliveira
  • Eliane Gonçalves Dos Santos

Palavras-chave:

Ensino, metodologia, prática pedagógica, Educação Ambiental

Resumo

Introdução: O presente trabalho tem por finalidade apresentar o uso de documentários como uma ferramenta de ensino para abordar a Educação Ambiental (EA). Segundo Brasil (1999) a EA pode ser considerada como uma nova forma de educar, objetivando conscientizar, valorizar, despertando a compreensão e consciência ecológica em cada um para conservar o meio ambiente, remodelando assim, a relação entre homem e o meio. Portanto, foi analisado o documentário Seremos História (2016), este estrelado por Leonardo Dicaprio que percorreu o mundo durante 2 anos presenciando as catástrofes que estão ocorrendo devido às mudanças climáticas. A análise do filme tem como objetivo, identificar as questões referentes a EA, examinando como este recurso didático pode auxiliar o professor em sala de aula, abordar diferentes temáticas referentes à EA. Esta é uma pesquisa qualitativa em Educação, ou seja, um ambiente natural de fonte direta de dados, o pesquisador o seu principal instrumento, em que os dados coletados são predominantemente descritivos (LÜDKE; ANDRÉ, 2011). Para análise do documentário foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011, p.121) que compreende como “1.pré-análise; 2. A exploração do material; e, por fim, 3. O tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação”. O documentário possibilita ao professor desenvolver uma proposta pedagógica para questionar e apresentar aos alunos questões referentes aos efeitos climáticos, desmatamento para produção da madeira comercial, o aumento do dióxido de carbono, entre outros assuntos que oportunizam uma longa discussão, ao assistir o documentário também é possível refletir sobre o importante papel que cada um pode ter para ajudar a transformar o local em que se vive. A utilização de filmes referentes à EA proporciona inúmeras possibilidades de debates e aprendizagens, apresentando questões científicas de forma reflexiva, além de proporcionar um maior entendimento sobre questões ambientais. Assim destacamos que a educação ambiental é um assunto que ganha destaque no âmbito escolar e objetiva uma conscientização socioambiental. Diante disso, destacamos ser de grande importância pensar o trabalho pedagógico com o documentário “Seremos História”, pois ele permite refletir assuntos que permeiam nosso cotidiano e de um modo lúdico auxilia na discussão de um tema contemporâneo e que merece atenção no espaço escolar e na sociedade como um todo.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Flores, L. S., Oliveira, M. D. S., & Dos Santos, E. G. (2020). POTENCIAL EDUCACIONAL DE DOCUMENTÁRIO “SEREMOS HISTÓRIA” PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 87. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/507