POTENCIAL EDUCACIONAL DE DOCUMENTÁRIO “SEREMOS HISTÓRIA” PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Ensino, metodologia, prática pedagógica, Educação AmbientalResumo
Introdução: O presente trabalho tem por finalidade apresentar o uso de documentários como uma ferramenta de ensino para abordar a Educação Ambiental (EA). Segundo Brasil (1999) a EA pode ser considerada como uma nova forma de educar, objetivando conscientizar, valorizar, despertando a compreensão e consciência ecológica em cada um para conservar o meio ambiente, remodelando assim, a relação entre homem e o meio. Portanto, foi analisado o documentário Seremos História (2016), este estrelado por Leonardo Dicaprio que percorreu o mundo durante 2 anos presenciando as catástrofes que estão ocorrendo devido às mudanças climáticas. A análise do filme tem como objetivo, identificar as questões referentes a EA, examinando como este recurso didático pode auxiliar o professor em sala de aula, abordar diferentes temáticas referentes à EA. Esta é uma pesquisa qualitativa em Educação, ou seja, um ambiente natural de fonte direta de dados, o pesquisador o seu principal instrumento, em que os dados coletados são predominantemente descritivos (LÜDKE; ANDRÉ, 2011). Para análise do documentário foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011, p.121) que compreende como “1.pré-análise; 2. A exploração do material; e, por fim, 3. O tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação”. O documentário possibilita ao professor desenvolver uma proposta pedagógica para questionar e apresentar aos alunos questões referentes aos efeitos climáticos, desmatamento para produção da madeira comercial, o aumento do dióxido de carbono, entre outros assuntos que oportunizam uma longa discussão, ao assistir o documentário também é possível refletir sobre o importante papel que cada um pode ter para ajudar a transformar o local em que se vive. A utilização de filmes referentes à EA proporciona inúmeras possibilidades de debates e aprendizagens, apresentando questões científicas de forma reflexiva, além de proporcionar um maior entendimento sobre questões ambientais. Assim destacamos que a educação ambiental é um assunto que ganha destaque no âmbito escolar e objetiva uma conscientização socioambiental. Diante disso, destacamos ser de grande importância pensar o trabalho pedagógico com o documentário “Seremos História”, pois ele permite refletir assuntos que permeiam nosso cotidiano e de um modo lúdico auxilia na discussão de um tema contemporâneo e que merece atenção no espaço escolar e na sociedade como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.