PADLET COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GENÉTICA
Palavras-chave:
comunicação, ensino híbrido, tecnologiaResumo
Introdução: O trabalho destaca o uso do Padlet como uma prática educativa hibrida no ensino de Genética, hoje o modelo tradicional de ensino ainda vigora nas escolas. Entretanto não acompanha os jovens conectados dessa geração. A proposta do ensino híbrido surge como uma possibilidade de adequação a essa nova realidade, onde parte do conteúdo é trabalho de forma on-line. Objetivos: desenvolver uma comunicação mais efetiva, estimular o uso das tecnologias e disponibilizar materiais interessantes. Material e métodos: Participaram da pesquisa discentes do 3º ano do Ensino médio do Colégio da Polícia Militar Mansões Paraíso, município de Aparecida de Goiânia-Goiás. O 3º ano foi escolhido pelo conteúdo curricular abordado ser genética. O Padlet foi inserido no ambiente escolar dos discentes e explicado o seu funcionamento básico. No aplicativo formam inseridos avisos, links como: Geneticats e planeta Bio, vídeos explicativos da docente, quiz do ProProfs, vídeo aula do Canal MeSalva, slides das aulas presenciais e Tirinhas. A professora inseriu conteúdos no aplicativo, e os alunos discutiram o mesmo nos comentários. Foi elaborado um questionário com 27 questões, composto por perguntas abertas e fechadas no Google Forms. Verificado a porcentagem de respostas das perguntas fechadas, e as respostas das perguntas abertas foram categorizadas de forma qualitativa e interpretativa. Resultados: De um total de 110 discentes, 96 responderam ao questionário, 67% do sexo feminino e 33% do sexo masculino. Cerca de, 51% dos discentes utilizou apenas o celular, 48% acessaram o aplicativo pelo celular e computador, e 1% utilizou apenas o computador. As atividades mais atrativas de acordo com os discentes foram: vídeo aula do YouTube (1º Lei de Mendel, 49,5%), o quiz 40% e a tirinha 10%. Os discentes enfatizaram a importância desses recursos para entender o conteúdo de forma mais significativa, gostaram da experiência no uso do Padlet e citaram frases como: Foi uma atividade diferente; Bom recurso para ser usado em sala de aula; Maneira eficaz de auxiliar os estudos. Com o uso do Padlet o discente pôde controlar o ritmo, espaço e tempo de seus estudos. Conclusão: O Padlet mostrou-se um importante instrumento no ambiente escolar por ser uma ferramenta que propiciou ao discentes novas formas de aprendizagem com recursos diversos. O uso do Padlet como uma proposta híbrida cumpriu o seu papel, levou diversas visões da Genética ao discente, ajudando-os na construção do conhecimento e descentralizando o papel do docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.