O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Tailine Penedo Batista
  • Eliane Gonçalves Santos

Palavras-chave:

Identidade docente, Investigação, Parceria colaborativa, Reflexão

Resumo

Introdução: A formação continuada de professores vem se modificando na medida que o ensino e a aprendizagem exigem novas metodologias e formas de ensinar e aprender. O professor precisa de novos desafios e novas aprendizagens para exercer sua profissão, sendo assim, a formação do professor necessita ser contínua e alicerçada nos novos desafios. Nesse viés, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem se destacando por possibilitar uma formação inicial e continuada de qualidade, além de proporcionar uma interação entre Universidade e Escola que é fundamental na construção da identidade docente. O PIBID foi criado pelo Decreto n. 7.219, sendo fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Objetivo: O presente trabalho investigou as implicações do PIBID na formação continuada dos professores de Ciências da Natureza que atuam como supervisores e coordenadores do programa, a pesquisa teve um recorte temporal de 5 anos (2015-2019). Metodologia: O presente trabalho utiliza o método qualitativo em que analisar os dados qualitativos significa ‘trabalhar’ todo o material obtido durante a pesquisa, na qual em primeiro momento realizou-se uma busca no site de Teses e Dissertações da Capes utilizando como palavra-chave “Pibid”. Para refinar a busca, utilizou-se como critério de seleção a leitura do título e palavras-chaves e selecionou-se os trabalhos que contemplavam o objetivo da pesquisa. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo que compreende: 1. A pré análise; 2. A exploração do material; e, por fim, 3. O tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação. Resultados: Com a busca inicial obtivemos 535 trabalhos, porém destes 56 trabalhos contemplaram o objetivo da pesquisa e foram selecionados para a análise. A análise dos trabalhos permitiu identificar que o programa é um aliado dos professores formadores/coordenadores e supervisores da área de Ciências da Natureza, pois este realiza um movimento de parceria colaborativa, propiciando a participação efetiva dos professores envolvidos que ao interagir, discutir e pensar nas ações do programa, realizam um exercício de formação continuada, além de ser um incentivador das escritas, relatos e reflexões de suas ações. Conclusão: A pesquisa realizada mostra que o PIBID é um programa que valoriza a formação de professores e possibilita uma ressignificação da prática pedagógica do professor, bem como dos processos de ensino e de aprendizagem.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Batista, T. P., & Santos, E. G. (2020). O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 69. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/488