NOVA ESPÉCIE DE MICROVELIA WESTWOOD, 1834 (INSECTA: HETEROPTERA: VELIIDAE) DO MARANHÃO, NORDESTE DO BRASIL
Palavras-chave:
percevejos semi-aquáticos, região neotropical, taxonomiaResumo
Introdução: Veliidae (Insecta: Hemiptera: Heteroptera) é um grupo muito diversificado e bem distribuído de insetos semi-aquáticos, cujos representantes geralmente são encontrados no filme superficial de corpos de água doce. Dentre as subfamílias de Veliidae, Microveliinae é uma das mais negligenciadas em termos de revisões taxonômicas e estudos filogenéticos. Muitas espécies da subfamília ainda precisam ser descritas e o Estado do Maranhão é conhecido por ser uma área sub-coletada em termos de heterópteros aquáticos e semi-aquáticos, chamada na literatura de “buraco negro” amostral. Devido a esses fatos, a identificação e o estudo taxonômico acerca do grupo são muito difíceis, principalmente no caso das espécies neotropicais de Microvelia Westwood, 1834, cuja maioria das descrições são antigas, incompletas e geralmente não possuem desenhos. Aqui, descrevemos uma nova espécie do gênero originária do Estado do Maranhão, Nordeste do Brasil. Material e métodos: A coleta foi realizada no Município de Aldeias Altas. As coordenadas geográficas da localidade de coleta foram obtidas com uso de aparelho receptor de GPS. O espécime examinado está preservado em etanol a 80% e depositado no Laboratório de Entomologia Aquática, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias, Brasil. A descrição e a tomada de medidas seguem os padrões estabelecidos na última revisão do gênero. As fotos e medidas foram obtidas com um estereomicroscópio Zeiss Stereo Discovery V8 acoplado a uma câmera AxioCam ICC 1. O software AxioVision foi usado para criar imagens multidimensionais com melhor qualidade através de uma variedade de posições focais e foi utilizada a função comprimento para obtenção das medidas. Resultados: A fêmea áptera da nova espécie possui corpo com comprimento de 3,26 mm; coloração geral amarela a amarela-escura, mais clara no ventre; pronoto não recobrindo o mesonoto; metanoto mais curto que o pronoto e o mesonoto; e último segmento alongado e afilado, com ápice agudo. Esta última característica não é conhecida em nenhum outro Microvelia ocorrente na América do Sul, sendo similar ao observado em espécimes de Rhagovelia uncinata Champion, 1898. Considerações finais: Em relação à distribuição das espécies de Microvelia, é evidente a lacuna de coletas no Brasil e em outros países da América do Sul. Além disso, no país, a maioria dos registros geográficos coincidem com as regiões Norte e Sudeste, onde há (ou houve) especialistas trabalhando com estes insetos. A nova espécie aqui descrita amplia o conhecimento acerta dos gerromorfos do Maranhão, e do Nordeste como um todo, os quais vinham sendo negligenciados até então.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.