ANÁLISE FAUNÍSTICA DE JOANINHAS (COLEOPTERA: COCCINELLIDAE) EM UM SISTEMA AGROECOLÓGICO DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DE HORTALIÇAS
Resumo
Introdução: As joaninhas fazem parte da fauna benéfica de insetos predadores presente nos agroecossistemas. A análise faunística de uma população de insetos predadores auxilia na compreensão da sua estrutura ecológica, podendo contribuir na seleção de inimigos naturais mais aptos para uso em programas de controle biológico, bem como no manejo dessa população nos agroecossistemas. Objetivo: Caracterizar, por meio da análise faunística, as populações de adultos de joaninhas presentes em um sistema agroecológico composto por sete subsistemas de cultivos, em Seropédica, RJ. Material e métodos: O experimento foi conduzido no Módulo de Cultivo Orgânico Intensivo de Hortaliças (MCOIH) da Fazendinha Agroecológica km 47, de dezembro/2018 a dezembro/2019. As coletas das joaninhas ocorreram em 88 pontos georreferenciados, utilizando placas amarelas adesivas. A frequência dos táxons foi igual ao número de adultos de cada táxon dividido pelo número total de adultos x 100. A diversidade das joaninhas foi determinada pelos índices de Shanon-Wiener (H’) e Margalef (α). A equitabilidade (E) foi determinada pela razão entre H’ e a diversidade máxima (Hmáx). Resultados: Capturou-se 1231 adultos de joaninhas (13 espécies, três gêneros e duas tribos), resultando em H’ = 0,65 (escala de 0 a 1) e α = 2,53 (valores inferiores a 2,0 representam áreas de baixa diversidade). A equitabilidade foi baixa (E = 0,22), devido predominância de uma espécie de joaninha. A espécie mais frequente em todos os subsistemas foi Cycloneda sanguinea. Os subsistemas mais simples de produção de hortaliças (canteiros de monocultivos) desfavoreceram a diversidade de joaninhas, enquanto os subsistemas com policultivo de hortaliças apresentaram maior diversidade, incluindo joaninhas predadoras de pulgões (afidófagas), os quais atacam hortaliças [C. sanguinea, representando 47,8% do total de adultos capturados, seguida por Hyperaspis (Hyperaspis) festiva (27%), Hippodamia convergens (9,4%), Coleomegilla maculata (7,9%), Eriopis connexa (4,7%), Coleomegilla quadrifasciata (1,8%) e Harmonia axyridis (1,4%)]. Conclusão: A diversidade de culturas no MCOIH favorece a conservação de joaninhas afidófagas, mas Cycloneda sanguinea predomina nessa área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.