GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O QUE PENSAM OS ADOLESCENTES?
Resumo
Introdução: A gravidez na adolescência é considerada um sério problema de saúde pública, por proporcionar riscos não só ao desenvolvimento da criança, mas também riscos para a própria gestante. Assim, observa-se que a gravidez na adolescência constitui um dos motivos de evasão escolar por parte das adolescentes que engravidam sem um planejamento. Dessa forma, é necessário que a escola realize debates e atividades significativas que transformem a informação em conhecimento, esclarecendo dúvidas e questionamentos, respeitando a singularidade e diversidade de cada indivíduo. Objetivo: O presente trabalho objetivou identificar as percepções de adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública do município de Chapadinha – MA, acerca do tema “gravidez na adolescência”. Material e métodos: A pesquisa caracterizou-se como quantitativa, da qual participaram 62 adolescentes matriculados numa escola de ensino fundamental do turno matutino, que aceitaram participar da pesquisa por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. O instrumento da coleta de dados foi um questionário com perguntas semiestruturadas. Resultados: Com base nos resultados, nota-se que a maioria dos entrevistados conhecem alguma adolescente grávida, e que 61% acreditam que a vergonha da gravidez é um dos motivos que levam a adolescente abandonar a escola, sendo que para 89% dos entrevistados a forma mais segura para evitar a gravidez é o uso do preservativo. Foi questionado aos adolescentes qual o meio que eles obtém informações sobre gravidez, e a maioria (44%) apontou a escola, também afirmaram que 69% dos casos de gravidez são de responsabilidade do(a) adolescente, seguida da “falta de diálogo dos pais com o adolescente (24%)”. Conclusão: O presente estudo permitiu identificar as percepções sobre a gravidez na adolescência de estudantes, onde nota-se que a gravidez na adolescência é vista como um desafio que afeta a vida escolar, pois assim que a adolescente engravida, afasta-se da escola, gerando problemas no futuro, onde a falta de estudo restringe as possibilidades de construção de independência financeira das jovens. Para os adolescentes a desinformação sexual decorrente da falta de diálogo com os pais é um fator que gera a gravidez precoce na adolescência. Dessa forma é importante reconhecer as manifestações de sexualidade e conversar sobre elas, para fornecer subsídios para ações de educação em saúde, visando instruir, educar e prevenir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.