ESPÉCIES EXÓTICAS E INVASORAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: FORMENTANDO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO
Resumo
Introdução: Diferentes espécies são transportadas intencionalmente ou acidentalmente para regiões além do seu limite natural e são consideradas exóticas no local onde foram introduzidas. Estas podem se estabelecer e gerar relações negativas sobre os organismos nativos impactando nas populações. Tal processo deu origem as invasões biológicas, que estão entre as principais causas de perda de biodiversidade e alteração nas comunidades. Contudo, esta é uma temática pouco conhecida pela sociedade, e a educação é o meio de acesso para divulgação, entretanto, nas escolas a abordagem é incipiente. Sendo o livro didático um recurso muito utilizado nas aulas, capaz de promover a reflexão sobre os múltiplos aspectos da realidade é importante investigar como o tema está sendo divulgado por ele. Objetivo: Assim pretende-se identificar como os conteúdos de espécies exóticas e invasores (EEI) estão sendo abordados nos livros didáticos de biologia do ensino médio, analisando os problemas relacionados as abordagens. Além disso, foi proposta uma sequência didática para o ensino. Material e métodos: Foram selecionadas coleções de biologia aprovadas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 por serem as mais recentes. No processo de análise foram levados em consideração os aspectos relacionados aos eixos: conteúdo teórico, que está relacionado a questões do conteúdo textual e a forma como ele está sendo transmitido. O conteúdo visual, a fim de analisar as imagens e suas relações com os textos, e o eixo de atividades propostas e as informações que elas transmitem. Após a identificação dos problemas encontrados, uma sequência didática foi adaptada para um ensino prático e teórico. Resultados: Foram analisadas seis coleções (18 livros de biologia), em apenas sete livros de cinco coleções possuíam abordagens sobre EEI. Foram citadas sete espécies de animais e quatro de plantas, as abordagens, geralmente estavam inseridas ou relacionadas com outros temas, ou contextualizadas em questões. A utilização de imagens, o uso dos nomes científicos das espécies e propostas de atividades tiveram de modo geral, uma baixa frequência. Os resultados apontam a falta de atenção ao tema. Contudo, a utilização de estratégias como a sequência didática aqui proposta, pode levar a resultados positivos no ensino-aprendizagem. Conclusão: Esta análise didática mostrou a necessidade e o quanto é essencial que essa temática seja mais presente nos livros, bem como esforços além da utilização dos mesmos para que o ensino-aprendizagem se torne mais proveitoso e eficaz, causando reações práticas aos alunos e demais envolvidos neste processo.
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