EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE RORAIMA: UMA PARCERIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
Introdução: O uso dos Espaços Não Formais (ENF) na Educação em Ciências, tem revelado grandes contribuições no processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, motivadoras e que despertam interesse no público estudantil pelo conteúdo abordado, possibilitando a promoção da Alfabetização Científica (AC), que ultrapassa a mera transmissão de conhecimentos ao estabelecer relações com a prática social dos alunos. Objetivo: A partir do exposto, estabeleceu-se como objetivo geral, analisar as contribuições da Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Roraima/ETA, enquanto ENF, para a promoção da AC dos alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Material e métodos: A pesquisa foi realizada na Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Roraima/ETA, para a abordagem da tema, contaminação da água por esgoto doméstico, o público alvo foram 16 alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Boa Vista-RR. A pesquisa contempla uma abordagem qualitativa, de objetivo descritivo e exploratório e uso de técnica de pesquisa bibliográfica e de campo. Utilizou-se como base metodológica, a Sequência de Ensino por Investigação, que contempla a proposição de um problema para que os alunos possam raciocinar na tentativa de resolvê-lo, como instrumento de coleta de dados foram utilizados um questionário inicial e final, diário de campo e registro fotográfico. Resultados: Os resultados apontam que o uso do ENF Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Roraima/ETA, proporcionou ganho cognitivo nos alunos de forma exitosa, ao possibilitar reflexão, problematização e posicionamento crítico quanto a importância de ações e mudanças de atitudes para um melhor uso da água que chega até a sua residência, reconhecendo que esta passa por diversas etapas de tratamento para ser considerada própria para uso em sua qualidade potável, não cabendo sua contaminação por esgoto doméstico de forma desenfreada, causando transtornos ao meio ambiente e proliferação de doenças. Conclusão: A partir das colocações, conclui-se que o uso dos ENF na perspectiva da AC, possibilita ganhos na aprendizagem dos alunos e inovação na forma de ensinar Ciências. Logo a partir de uma sensibilização quanto as causas e problemáticas ambientais desde a infância, almeja-se a formação de cidadãos mais comprometidos e capazes de tomar decisões conscientes, visando melhorias em sua própria qualidade de vida e da sociedade a qual encontram-se inseridos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.