EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE RORAIMA: UMA PARCERIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Alexssandra de Lemos Pinheiro Universidade Estadual de Roraima
  • Degival Alves de Melo
  • Ediane Sousa Miranda Ramos
  • Selene Dias Nunes

Resumo

Introdução: O uso dos Espaços Não Formais (ENF) na Educação em Ciências, tem revelado grandes contribuições no processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, motivadoras e que despertam interesse no público estudantil pelo conteúdo abordado, possibilitando a promoção da Alfabetização Científica (AC), que ultrapassa a mera transmissão de conhecimentos ao estabelecer relações com a prática social dos alunos. Objetivo: A partir do exposto, estabeleceu-se como objetivo geral, analisar as contribuições da Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Roraima/ETA, enquanto ENF, para a promoção da AC dos alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Material e métodos: A pesquisa foi realizada na Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Roraima/ETA, para a abordagem da tema, contaminação da água por esgoto doméstico, o público alvo foram 16 alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Boa Vista-RR. A pesquisa contempla uma abordagem qualitativa, de objetivo descritivo e exploratório e uso de técnica de pesquisa bibliográfica e de campo. Utilizou-se como base metodológica, a Sequência de Ensino por Investigação, que contempla a proposição de um problema para que os alunos possam raciocinar na tentativa de resolvê-lo, como instrumento de coleta de dados foram utilizados um questionário inicial e final, diário de campo e registro fotográfico. Resultados: Os resultados apontam que o uso do ENF Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Roraima/ETA, proporcionou ganho cognitivo nos alunos de forma exitosa, ao possibilitar reflexão, problematização e posicionamento crítico quanto a importância de ações e mudanças de atitudes para um melhor uso da água que chega até a sua residência, reconhecendo que esta passa por diversas etapas de tratamento para ser considerada própria para uso em sua qualidade potável, não cabendo sua contaminação por esgoto doméstico de forma desenfreada, causando transtornos ao meio ambiente e proliferação de doenças. Conclusão: A partir das colocações, conclui-se que o uso dos ENF na perspectiva da AC, possibilita ganhos na aprendizagem dos alunos e inovação na forma de ensinar Ciências. Logo a partir de uma sensibilização quanto as causas e problemáticas ambientais desde a infância, almeja-se a formação de cidadãos mais comprometidos e capazes de tomar decisões conscientes, visando melhorias em sua própria qualidade de vida e da sociedade a qual encontram-se inseridos.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

de Lemos Pinheiro, A., Alves de Melo, D. ., Sousa Miranda Ramos, E. ., & Dias Nunes, S. (2020). EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE RORAIMA: UMA PARCERIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 36. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/409