DISCUTIR E ABORDAR EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DE FILMES

Autores

  • Stefani Caroline Roos
  • Eliane Gonçalves dos Santos
  • Márcia TSCHIEDEL

Resumo

O trabalho com filmes no ambiente escolar oportuniza discutir e refletir vários assuntos, dentre eles os correlatos à saúde. Mais do que nunca abordar questões de saúde e educação em Saúde (ES), numa visão ampliada na escola, é de suma importância para que os estudantes possam compreender e se apropriar de conhecimentos que influenciam e visem a promoção da saúde coletiva e individual. O presente trabalho objetivou identificar qual o potencial do filme Nise - O coração da Loucura (2015), para abordar questões de Saúde e como os filmes podem contribuir para discussões sobre o assunto na sala de aula. Essa é uma pesquisa qualitativa com recorte para a Educação em Saúde, em que se fez um estudo descritivo e exploratório para analisar as questões de saúde presentes no filme, por meio dos seguintes encaminhamentos: seleção, análise do filme a partir de um longo contato com o campo de pesquisa, observação sistemática e variada, registro em caderno campo e escolha de cenas. A partir da análise de Nise - O coração da Loucura, foram identificadas a presença das abordagens biomédica, comportamental e biopsicossocial de saúde. A obra traz cenas que instigam a reflexão sobre como era no passado e como é hoje o tratamento de pacientes esquizofrênicos; possibilita discutir a história das doenças ao longo dos anos, partindo da visão prescritiva até uma compreensão humanizada. O filme contribui com a reflexão de que a saúde é constituída por fatores de ordem psíquica, emocional, física, social, política, ambiental entre outros, ou seja, é um conceito amplo. Em suma, o filme Nise tem potencial para a construção e significação dos conhecimentos de saúde e ES na escola e proporciona um trabalho didático pedagógico diferenciado ao oportunizar uma outra forma de ser e estar na sala de aula.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Roos, S. C. ., Gonçalves dos Santos, E. ., & TSCHIEDEL, M. (2020). DISCUTIR E ABORDAR EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DE FILMES. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 33. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/406