DISCUTIR E ABORDAR EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DE FILMES
Resumo
O trabalho com filmes no ambiente escolar oportuniza discutir e refletir vários assuntos, dentre eles os correlatos à saúde. Mais do que nunca abordar questões de saúde e educação em Saúde (ES), numa visão ampliada na escola, é de suma importância para que os estudantes possam compreender e se apropriar de conhecimentos que influenciam e visem a promoção da saúde coletiva e individual. O presente trabalho objetivou identificar qual o potencial do filme Nise - O coração da Loucura (2015), para abordar questões de Saúde e como os filmes podem contribuir para discussões sobre o assunto na sala de aula. Essa é uma pesquisa qualitativa com recorte para a Educação em Saúde, em que se fez um estudo descritivo e exploratório para analisar as questões de saúde presentes no filme, por meio dos seguintes encaminhamentos: seleção, análise do filme a partir de um longo contato com o campo de pesquisa, observação sistemática e variada, registro em caderno campo e escolha de cenas. A partir da análise de Nise - O coração da Loucura, foram identificadas a presença das abordagens biomédica, comportamental e biopsicossocial de saúde. A obra traz cenas que instigam a reflexão sobre como era no passado e como é hoje o tratamento de pacientes esquizofrênicos; possibilita discutir a história das doenças ao longo dos anos, partindo da visão prescritiva até uma compreensão humanizada. O filme contribui com a reflexão de que a saúde é constituída por fatores de ordem psíquica, emocional, física, social, política, ambiental entre outros, ou seja, é um conceito amplo. Em suma, o filme Nise tem potencial para a construção e significação dos conhecimentos de saúde e ES na escola e proporciona um trabalho didático pedagógico diferenciado ao oportunizar uma outra forma de ser e estar na sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.