EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 1945 A 2021
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3623Palavras-chave:
Bibliometria, produção científica, Educação ambientalResumo
Introdução: O presente trabalho aborda conceitos da Educação Ambiental e da biodiversidade, discutindo processos históricos, sociais e ambientais. Em termos gerais, o artigo desenvolve conceitualmente compreensões sobre a conservação ambiental sob o aspecto da diversidade biológica. Objetivo: Mapear a produção científica entre o período de 1945 a 2021 dos termos Educação ambiental e biodiversidade. Metodologia: Como meio de desenvolvimento da pesquisa, foi realizado o estudo bibliométrico na base de dados da Web Of Science com os termos “environmental education” and “biodiversity” auxiliado na geração de resultados pelo software VOSviewer. Resultados: Os resultados encontrados foram o crescente número de publi-cações entre os anos de 2017 a 2021 envolvendo os termos e obtendo maior número de correlação da rede de termos-chave com o termo conservation (conservação). Conclusão: Conclui-se que a difusão teórica científica en-tre os termos educação ambiental e biodiversidade demonstram intersecções com vários termos em evidência atualmente, como poluição, serviços ecos-sistêmicos, políticas.
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