AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DO FILME ESTRELAS ALÉM DO TEMPO PARA DEBATER E REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO

Autores

  • Eloisa da Silva Pauletti Universidade Federal do Pará,
  • Eliane dos Santos Golçalves

Resumo

Introdução: O fascínio pelo cinema e a ideia de educar pelas telas não é algo novo. Desde os primórdios da sua criação a mídia cinematográfica tem sido considerada um instrumento de divulgação de ideias, costumes e hábitos. Assim notamos que o cinema se insere mais facilmente no cotidiano dos sujeitos. Podemos afirmar que é possível utilizar filmes como um instrumento pedagógico no ensino, em virtude da diversidade de conhecimentos veiculados pela obra. Objetivo: O presente trabalho apresenta os dados iniciais da pesquisa que teve como objetivo identificar as percepções dos/as acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre questões de gênero na Ciência a partir do filme “Estrelas além do tempo” (2016). Este trabalho é tipo qualitativo e documental, para Lüdke e André (2001, p. 38) “a análise documental pode se constituir numa técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema”. Material e método: Foi realizada de uma sessão fílmica com o grupo de licenciados/as da 1ª a 4ª fase do curso de Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Pública do estado do Rio Grande do Sul, após a sessão foi realizada uma discussão e os acadêmicos responderam um questionário semiestruturado, contendo 10 perguntas. Para análise das questões foi empregada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Resultados: Por meio da análise do conteúdo foi possível notar que ser mulher ainda continua sendo algo desafiador nas Ciências e na sociedade. Os/as acadêmicos/as citam que as mulheres já conquistaram mais espaços, mas ainda não o suficiente, pois há muitas barreiras e preconceitos em relação as mulheres nos diferentes segmentos da sociedade e nas carreiras científicas, como por exemplo na área das ciências exatas. O filme de acordo com os entrevistados/as também oportuniza debater outras questões como o preconceito racial. Conclusão: Concluímos que Estrelas além do tempo, possui grande potencial didático ao suscitar a reflexão sobre o papel das mulheres na Ciência e o preconceito de gênero. Mas, para o efetivo sucesso do trabalho pedagógico com filmes em sala de aula, é primordial que os professores elaborem um bom planejamento didático.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

da Silva Pauletti, E. ., & dos Santos Golçalves, E. . (2020). AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DO FILME ESTRELAS ALÉM DO TEMPO PARA DEBATER E REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 20. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/354