ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE CASOS DE DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS (DDA) NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3515Palavras-chave:
DDA, Epidemiologia, SaneamentoResumo
Introdução: Há várias doenças, que podem ser transmitidas, ligadas dire-tamente à pobreza e atinge com maior impacto a população marginalizada. Essas doenças matam milhões de pessoas no decorrer do ano, muitas dessas mortes são de crianças. Uma das doenças relacionada à pobreza e as con-dições de moradia é a diarreia. Objetivo: Analisar os casos de diarreia nos últimos 11 anos e comparar com as questões de saneamento. Metodologia: Para tanto, foram analisados dados que estão disponíveis em sites de domínio público como: DATASUS e SNIS que foram tratados por meio da estatística básica utilizando Excel 2016. Resultados: Mediante a análise e comparação percebeu-se que do total de anos analisados, os anos de 2013 e 2014 foram os mais significativos com relação a ocorrência de casos de DDA. Os casos tornaram-se cada vez mais frequentes na população tucuruiense e o fator principal estar atrelado ao baixo índice de saneamento na cidade, além de contribuições dos fatores ligados a pluviometria. Conclusão: Uma das alter-nativas de minimização da ocorrência dessas doenças seria o investimento na coleta de esgoto, assim como a sua disposição final, além da melhoria no ser-viço de abastecimento e distribuição de água no município. Acredita-se que o estudo servirá como fonte de pesquisa para trabalhos futuros sobre a DDA na região de Tucuruí por trazer dados bem relevantes e específicos do local, visto que a falta dessas fontes foi algo limitante para o desenvolvimento do próprio estudo em si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.