IMPACTO DO ENSINO DE ZOOLOGIA EM PLATAFORMAS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3457Palavras-chave:
ENSINO, PANDEMIA, ZOOLOGIAResumo
Introdução: O ensino de Zoologia é de notória importância aos estudantes, visto que corresponde a sua formação acadêmica, o conhecimento a respeito da vida animal e as suas relações com o ecossistema. Em 2019, a pandemia causada pelo vírus (SARS- COV- 2) desencadeou um novo panorama educacional, fazendo surgir desafios a todo o grupo do corpo educacional, incluindo docentes e discentes; dificultando a didática presente nas subdivisões da biologia, entre elas, a Zoologia. Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo elucidar os impactos causados pela pandemia da COVID-19 no ensino de Zoologia em plataformas digitais a partir de estudos publicados. Material e métodos: Foram analisados estudos indexados no Periódicos Capes, utilizando os descritores Ensino remoto e Biologia com recorte temporal dos últimos cinco anos, resultando em um total de 67 artigos, com base na disponibilidade de periódicos revisados por pares, destacando sete para análise, dos quais, um se enquadrava diretamente com a pesquisa em foco. As seguintes bases de dados foram as revistas ResearchGate, Ibero e Educar Mais, resultando em um total de 3 artigos, evidenciando todos para análise. Resultados: Diante da pandemia da COVID-19, o ensino da Zoologia por plataformas digitais evidenciou vários impactos, dentre os quais destacaram-se as dificuldades dos professores em ministrar aulas virtuais, a falta do uso de metodologias ativas, o despreparo diante dos meios de comunicações digitais, descaso na estrutura curricular na formação de professores e sua prática pedagógica, corpo de profissionais incapacitados para a formação inicial remota, dificuldades do trabalho home office que gerou desvio de concentração entre professores e alunos, além das dificuldades do acesso às tecnologias pelos estudantes. Conclusão: Com base no estudo realizado, tornam-se evidentes os impactos causados pela pandemia no ensino remoto de Zoologia, trazendo à tona a discussão de um modelo de ensino mais moderno e tecnológico, com investimento na capacitação docente, uso de metodologias ativas e munindo os estudantes com as ferramentas tecnológicas adequadas ao aprendizado.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.