PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REDE FEDERAL

Autores

  • Angela Caroline da Costa Santos Souza Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Sônia Pinto de Albuquerque Melo

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/3413

Palavras-chave:

Estudantes, Permanência e Êxito, Instituições de Ensino

Resumo

Introdução: As dificuldades vivenciadas pelos alunos podem afetar a vida estudantil deles, de modo que os imp possibilitem de permanecer na escola e obter o sucesso escolar. A partir disso, foram abordadas considerações de estudos realizados acerca da temática da Permanência e do Êxito Estudantil no âmbito da Educação Profisp sional e Tecnológica (EPT) da rede federal. Objetivo: Este trabalho teve a finalidade de abordar estudos realizados e estratégias no Campo da EPT da rede federal, relacionando-os às percepções de estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS), que visam a contribuir para permanência e êxito dos estudantes nas Instituições de Ensino. Material e Métodos: A pesquisa bibliográfica e documental foram os procedimentos técnicos utilizados para o desenvolvimento do estudo. Resultados: verificoupse que fatores pessoais dos estudantes e internos às escolas, principalmente, estão relacionados às dificuldades dos alunos em relação à vida acadêmica, bem como à decisão deles de permanecer ou não na escola. Conclusão: Concluiu-se que as Instituições de Ensino precisam planejar e executar ações direcionadas à permanência e ao êxito estudantil. Inclusive, constatou-se que é importante identificar os motivos da evasão escolar, pois estes orientam, também, esse planejamento. Além disso, ficou evidente que o trabalho em conjunto dos servidores da educação é essencial para o planejamento e desenvolvimento dessas práticas.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

da Costa Santos Souza, A. C., & Pinto de Albuquerque Melo, S. (2022). PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REDE FEDERAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 3(2), 1–8. https://doi.org/10.51189/rema/3413

Edição

Seção

Artigos Originais