PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REDE FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3413Palavras-chave:
Estudantes, Permanência e Êxito, Instituições de EnsinoResumo
Introdução: As dificuldades vivenciadas pelos alunos podem afetar a vida estudantil deles, de modo que os imp possibilitem de permanecer na escola e obter o sucesso escolar. A partir disso, foram abordadas considerações de estudos realizados acerca da temática da Permanência e do Êxito Estudantil no âmbito da Educação Profisp sional e Tecnológica (EPT) da rede federal. Objetivo: Este trabalho teve a finalidade de abordar estudos realizados e estratégias no Campo da EPT da rede federal, relacionando-os às percepções de estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS), que visam a contribuir para permanência e êxito dos estudantes nas Instituições de Ensino. Material e Métodos: A pesquisa bibliográfica e documental foram os procedimentos técnicos utilizados para o desenvolvimento do estudo. Resultados: verificoupse que fatores pessoais dos estudantes e internos às escolas, principalmente, estão relacionados às dificuldades dos alunos em relação à vida acadêmica, bem como à decisão deles de permanecer ou não na escola. Conclusão: Concluiu-se que as Instituições de Ensino precisam planejar e executar ações direcionadas à permanência e ao êxito estudantil. Inclusive, constatou-se que é importante identificar os motivos da evasão escolar, pois estes orientam, também, esse planejamento. Além disso, ficou evidente que o trabalho em conjunto dos servidores da educação é essencial para o planejamento e desenvolvimento dessas práticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.