TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3411Palavras-chave:
Discalculia;, Intervenção pedagógica;, LúdicoResumo
Introdução: Os estudantes com transtorno de aprendizagem da matemática necessitam de um atendimento educacional diferenciado por apresentarem limitações na aquisição das habilidades matemáticas. Objetivos: identificar o transtorno de aprendizagem da matemática, caracterizado como discalculia e verificar possíveis modificações após a utilização do lúdico como estratégia de intervenção pedagógica diferenciada. Metodologia: A pesquisa, de cunho qualitativo, caracterizou-se como estudo de caso, realizado no Laboratório de Aprendizagem, em uma escola pública municipal de Porto Alegre/RS, envolvendo cinco estudantes entre 7 a 10 anos de idade, que apresentavam dificuldade de aprendizagem em matemática e realizavam atendimento no Laboratório de Aprendizagem da escola. Na coleta de dados utilizou-se o Teste Neuropsicológico Infantil, para identificar possíveis deficiências nas habilidades matemáticas, caracterizando uma possível discalculia, entrevista semiestruturada, observações descritivas e diário de campo, que foram trabalhados com análise de conteúdo. Resultados: Comprovam que a intervenção pedagógica influencia positivamente no incremento das habilidades matemáticas, evidenciando o aumento do percentual de acertos dos sujeitos nas testagens matemáticas. Conclusões: O estudo conclui que é altamente eficaz o uso do lúdico nas intervenções pedagógicas, oportunizando um atendimento educacional inclusivo a esses alunos, impedindo a repetência, o fracasso, a evasão e, consequentemente, a exclusão social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.