ESTRUTURAÇÃO DE HORTAS REUTILIZANDO MATERIAIS DESCARTADOS ATRAVÉS DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

Autores

  • Antonia Érica da Silva Santos Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual da Paraíba
  • Daniela Batista da Costa Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Paraíba IFPB Campus Picuí
  • Francinaldo Leite Da Silva Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Paraíba IFPB Campus Picuí
  • George Henrique Camelo Guimarães Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sertão do Pernambuco- Campus Ouricuri

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/3381

Palavras-chave:

Horta Escolar, Reutilização de Resíduos Sólidos, Novo Mais Educação

Resumo

Introdução: O interesse dos alunos, no tocante às temáticas ambientais, pode ser despertado a partir de atividades investigativas e experimentais, unindo teoria e prática, favorecendo a compreensão do ambiente, bem como, as in-terferências do homem a partir das atividades do cotidiano em diversos aspectos. Nesta perspectiva, o uso de hortas escolares tem se mostrado uma metodologia bastante eficiente. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi produzir hortas com materiais reutilizados, através do programa “Novo Mais Educação”, por meio das oficinas ministradas a partir do componente curricular Educação Ambiental. Material e Métodos: A referida pesquisa trata de um estudo em caráter qualitativo, descritivo e exploratório. Para tanto, foram realizadas, palestras, oficinas e aplicação de formulários se-miestruturados visando coletar dados e avaliar a percepção dos envolvidos sobre as atividades realizadas e os temas em questão. Resultados: Entre as maneiras de minimizar os impactos ambientais, foram apresentadas no decorrer das oficinas, baseadas no componente curricular da Educação Ambiental, algumas alternativas a fim de proporcionar a compreensão da conservação do meio ambiente, além de procurar diminuir a quantidade de resíduos sólidos pro-duzidos, por meio do cultivo de hortaliças reutilizando de materiais que antes seriam descartados. Com isso, além de propiciar o contato maior entre o homem e a natureza, a obtenção e construção do conhecimento oriundo das aulas teórico-práticas, tornam o aluno interessado, participativo e visando a sustentabilidade. Conclusão: Este estudo es-timulou a criticidade dos discentes, possibilitando pensar em soluções para os problemas ambientais. Além disso, os trabalhos em grupos permitiram a aplicação dos conhecimentos adquiridos através das vivencias e das teorias da sala de aula possibilitando ampliar a discussão da problemática ambiental na escola.

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Publicado

2022-06-02

Como Citar

Santos, A. Érica da S., Costa, D. B. da ., Da Silva, F. L., & Guimarães, G. H. C. . (2022). ESTRUTURAÇÃO DE HORTAS REUTILIZANDO MATERIAIS DESCARTADOS ATRAVÉS DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 3(2), 1–13. https://doi.org/10.51189/rema/3381

Edição

Seção

Artigos Originais