ESTRUTURAÇÃO DE HORTAS REUTILIZANDO MATERIAIS DESCARTADOS ATRAVÉS DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3381Palavras-chave:
Horta Escolar, Reutilização de Resíduos Sólidos, Novo Mais EducaçãoResumo
Introdução: O interesse dos alunos, no tocante às temáticas ambientais, pode ser despertado a partir de atividades investigativas e experimentais, unindo teoria e prática, favorecendo a compreensão do ambiente, bem como, as in-terferências do homem a partir das atividades do cotidiano em diversos aspectos. Nesta perspectiva, o uso de hortas escolares tem se mostrado uma metodologia bastante eficiente. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi produzir hortas com materiais reutilizados, através do programa “Novo Mais Educação”, por meio das oficinas ministradas a partir do componente curricular Educação Ambiental. Material e Métodos: A referida pesquisa trata de um estudo em caráter qualitativo, descritivo e exploratório. Para tanto, foram realizadas, palestras, oficinas e aplicação de formulários se-miestruturados visando coletar dados e avaliar a percepção dos envolvidos sobre as atividades realizadas e os temas em questão. Resultados: Entre as maneiras de minimizar os impactos ambientais, foram apresentadas no decorrer das oficinas, baseadas no componente curricular da Educação Ambiental, algumas alternativas a fim de proporcionar a compreensão da conservação do meio ambiente, além de procurar diminuir a quantidade de resíduos sólidos pro-duzidos, por meio do cultivo de hortaliças reutilizando de materiais que antes seriam descartados. Com isso, além de propiciar o contato maior entre o homem e a natureza, a obtenção e construção do conhecimento oriundo das aulas teórico-práticas, tornam o aluno interessado, participativo e visando a sustentabilidade. Conclusão: Este estudo es-timulou a criticidade dos discentes, possibilitando pensar em soluções para os problemas ambientais. Além disso, os trabalhos em grupos permitiram a aplicação dos conhecimentos adquiridos através das vivencias e das teorias da sala de aula possibilitando ampliar a discussão da problemática ambiental na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.