PROJETO DE EXTENSÃO OFICINAS DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3359Palavras-chave:
Oficinas, Aplicativos, BiologiaResumo
Introdução: O Projeto de Extensão Oficinas de Aplicativos Educacionais para professores de biologia, caracteriza-se como ação para professores de ciências e biologia de escolas da rede municipal de Tomé-Açu/PA. Tem como foco a realização de oficinas de aplicativos voltados para o ensino de conteúdos de biologia. Esses aplicativos podem ser usados como recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem. Objetivo: Assim, o objetivo deste trabalho é, além de socializar a prática desenvolvida nesse projeto, sinalizar a relevância dessa ação para a formação continuada de professores por meio da realização de oficinas pedagógicas, permitindo com isso a aproximação da universidade com a educação básica. Material e Métodos: Para o desenvolvimento da oficina foram selecionados dois aplicativos: Glos-sábio e Dicionário de Biologia. Essas oficinas ocorreram nos dias 05 e 06 de outubro de 2021. Resultados: Durante a realização das oficinas de ambos os aplicativos, contou-se em sua maioria com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que despertaram interesse em compreender o que é o aplicativo educacional e como utilizá--los no processo de ensino e aprendizagem. Estes foram convidados para baixar o aplicativo no seu dispositivo móvel e manusear os termos disponibilizados nos apps. Após esse momento, foi indicado aos participantes que fizessem algumas tarefas usando os referidos aplicativos e na sequência esclarecer as dúvidas sobre o uso enquanto material didático durante as aulas de biologia. Conclusão: Essa experiência permitiu uma breve prévia da receptividade dos aplicativos Glossábio e Dicionário de Biologia, assim como, informações preliminares sobre a realização de oficinas educacionais sobre aplicativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.