A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE BIOLOGIA: REFLEXÃO SOBRE ANEMIA FALCIFORME NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO.
Resumo
A Lei Federal nº. 10.639/03 foi implantada como obrigatória no currículo oficial da Rede de Ensino, para abordagem de temáticas de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas públicas e privadas no ensino fundamental e ensino médio. Assim, o PIBID de Biologia pensou numa proposta de oficina em uma escola pública com estudantes predominantemente negros com o intuito de visualizar a percepção dos discentes frente a algumas terminologias referentes à cultura afro-brasileira e anemia falciforme. Sendo a anemia falciforme uma doença genética que se originou na África, resultante de uma mutação no gene que produz a hemoglobina A, de formato arredondado, conhecida por ter maior incidência na população negra. A oficina ocorreu em duas etapas, inicialmente foram distribuídas algumas palavras, entre elas: racismo, discriminação, movimento negro, lei nº 10.639/03 e etnia. Na medida em que os discentes tinham adquirido as mesmas palavras, davam início as discussões, expondo o significado de cada uma delas, sendo complementando os discursos com embasamento científico através das pibidianas. Em seguida, foi realizada a leitura de um texto científico e a análise de como as pessoas que vivenciam a anemia falciforme estão em situação de vulnerabilidade, discriminação e falta de atendimento do SUS em suas comunidades. Ao final da discussão os discentes elaboraram cartilhas expondo os conhecimentos adquiridos ao longo da oficina. Diante de toda a discussão das palavras distribuídas na sala, percebeu-se que os discentes tinham um conhecimento prévio de algumas terminologias. Porém, desconheciam o fato da obrigatoriedade e da existência de uma lei que garante o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas. Com a exposição do assunto e produção das cartilhas foi perceptível a compreensão dos discentes sobre a importância do entendimento referente a anemia falciforme e como as discussões embasaram os seus discursos contribuindo para a construção dos seus conhecimentos. É importante destacar que os temas que foram discutidos estão sempre presentes no nosso cotidiano, e, constantemente temos a percepção que conhecemos integralmente, mas são temas que precisam ser cada vez mais discutidos em sala de aula permitindo pensar na biologia de forma interdisciplinar. Com isso, conclui-se que a finalidade deste recurso de ensino é de atuar como um elemento facilitador da aprendizagem de temas referentes à diversidade cultural, respeito e preconceito racial, contemplar uma análise mais reflexiva e crítica, trazendo novas experiências de aprendizagem para os alunos, que seja mais eficaz e interessante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.