CONSTRUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA A PREVENÇÃO DE ARBOVIROSES EM ALTAMIRA, PARÁ
Resumo
Introdução: A disseminação de doenças infecciosas transmitidas por vetores tornou-se desafiadora para saúde pública no Brasil devido à complexidade dos fatores que interferem na dinâmica de transmissão. Assim, partiram do governo políticas públicas na intenção de suprimir epidemias por intermédio da mobilização social. Logo, apostaram na compreensão dos indivíduos ao fazê-los sentirem-se responsáveis por reduzir os níveis de infestação mediante palestras educativas. Porém, essa estratégia mostrou-se pouco atrativa, despertando assim, a busca de experiências inovadoras no plano de instrução à saúde capazes de motivar reflexão nos indivíduos. Objetivo: Construir materiais educativos para promover prevenção de arboviroses na atenção primária de saúde e escolas infantis no município de Altamira-PA entre março de 2019 a fevereiro de 2020. Material e métodos: O trabalho iniciou-se com pesquisa bibliográfica afim de compreender novas alternativas de instrução ao público. Em seguida, realizou-se oficinas para confecção de materiais educativos, que carreavam informações sobre a estrutura e características do vetor e diferentes manifestações clínicas das principais arboviroses existentes na população, como dengue, Zika, febre chikungunya e febre amarela. Resultados: Na primeira fase realizou-se capacitação dos discentes e servidores de algumas Unidades de Saúde da Família (USF), com isso foi possível criar e efetuar estratégias atrativas para ampla participação e interação com o público-alvo. Logo, os materiais didáticos abrangeram caráteres comunicativo e dinâmico como as fichas de perguntas e respostas, folder com desenhos, cartazes com diagrama e o jogo de tabuleiro. Por fim a fase de execução ocorreu em cinco USF e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família alcançando o público predominantemente adulto, e também no Centro Educacional Universo do Saber atingindo o público infantil na faixa etária de 7 a 9 anos. Na escola priorizou-se a dinâmica do jogo de tabuleiro com cartões de perguntas e respostas, este figurava o avanço nas posições das “casas” do jogo. A evolução do conhecimento dos alunos ocorreu no momento da dinâmica, independente de acertar as perguntas, os alunos pronunciavam os cartões informativos sobre o referido questionamento. Nesta ação houve a participação de 55 crianças, já na atenção básica a média de ouvintes e participantes foram de 15 pessoas por local. Conclusão: Obteve-se bons êxitos tanto na edificação dos instrumentos educativos, quanto na percepção do público, no qual mediante a dinâmica interativa, demonstraram interesse e satisfação. O engajamento das ações extensionistas tornou-se significativo aos docentes, discentes e comunidade sobre medidas de prevenção para controle dos vetores transmissores das arboviroses.
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