ENSINO DE TEMAS NORTEADORES DA BIOTECNOLOGIA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE IGUATU-CEARÁ: UMA PERSPECTIVA PELAS LENTES DOS PROFESSORES
Resumo
Introdução: O ensino de biotecnologia é uma área da ciência que envolve temas como células-tronco-embrionárias e transgênicos, considerados relevantes para a sociedade em geral. A abordagem desta área da biologia, em sala de aula, contribui para formação de indivíduos com uma consciência crítico-científica, capazes de discutir questões de natureza ética, tecnológica, social e educacional. Objetivo: Neste contexto, o presente estudo, objetivou investigar como esta área tem sido trabalhada em sala de aula, quais dificuldades e perspectivas dos professores. Materiais e métodos: Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em três escolas localizadas no município de Iguatu, estado do Ceará, onde duas escolas eram da rede pública e uma de rede privada. Os sujeitos foram cinco professores de Biologia lotados em sala de aula dessas escolas. O estudo foi realizado através de uma entrevista semiestruturada com um roteiro previamente elaborado no qual foi pesquisado o perfil do professor, formação inicial e continuada, percepções destes em relação aos temas, experiências e dificuldades em sala de aula na abordagem das temáticas propostas, além das perspectivas desses profissionais em relação ao ensino de biotecnologia. Resultados: Nossos resultados demonstraram que o ensino desses temas da biologia tem apresentado melhorias em relação a tecnologias educacionais e metodologias utilizadas pelos professores para dinamizar suas aulas; ademais, é uma área na qual há maior participação dos alunos; contudo, os professores ainda enfrentam alguns desafios, os investimentos não são suficientes, além disso, defendem a oferta de cursos de capacitação para prepara-los, e assim melhorar seus trabalhos em sala de aula. Conclusão: Portanto, o ensino de biotecnologias em sala de aula é relevante, porém, mais recursos são necessários a fim de aproximar os alunos da realidade desta área.
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