ENSINO DE TEMAS NORTEADORES DA BIOTECNOLOGIA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE IGUATU-CEARÁ: UMA PERSPECTIVA PELAS LENTES DOS PROFESSORES
Resumo
Introdução: O ensino de biotecnologia é uma área da ciência que envolve temas como células-tronco-embrionárias e transgênicos, considerados relevantes para a sociedade em geral. A abordagem desta área da biologia, em sala de aula, contribui para formação de indivíduos com uma consciência crítico-científica, capazes de discutir questões de natureza ética, tecnológica, social e educacional. Objetivo: Neste contexto, o presente estudo, objetivou investigar como esta área tem sido trabalhada em sala de aula, quais dificuldades e perspectivas dos professores. Materiais e métodos: Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em três escolas localizadas no município de Iguatu, estado do Ceará, onde duas escolas eram da rede pública e uma de rede privada. Os sujeitos foram cinco professores de Biologia lotados em sala de aula dessas escolas. O estudo foi realizado através de uma entrevista semiestruturada com um roteiro previamente elaborado no qual foi pesquisado o perfil do professor, formação inicial e continuada, percepções destes em relação aos temas, experiências e dificuldades em sala de aula na abordagem das temáticas propostas, além das perspectivas desses profissionais em relação ao ensino de biotecnologia. Resultados: Nossos resultados demonstraram que o ensino desses temas da biologia tem apresentado melhorias em relação a tecnologias educacionais e metodologias utilizadas pelos professores para dinamizar suas aulas; ademais, é uma área na qual há maior participação dos alunos; contudo, os professores ainda enfrentam alguns desafios, os investimentos não são suficientes, além disso, defendem a oferta de cursos de capacitação para prepara-los, e assim melhorar seus trabalhos em sala de aula. Conclusão: Portanto, o ensino de biotecnologias em sala de aula é relevante, porém, mais recursos são necessários a fim de aproximar os alunos da realidade desta área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.