A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: POSSIBILIDADES DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS

Autores

  • Gabriela de Mello Tagliari Fundação Universidade de Passo Fundo
  • Michelle Helena Nervo

Resumo

Introdução: As práticas interdisciplinares se desenvolveram ao longo do tempo e cada vez mais existe possibilidades da inserção desse método de ensino. Pelos conceitos das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, o cérebro humano possui oito tipos de inteligências: lógica; linguística; corporal; naturalista; intrapessoal; interpessoal; espacial; musical. Porém, a maioria das pessoas desenvolve no máximo duas delas. Objetivos: A pesquisa objetivou demonstrar a importância das integrações entre disciplinas para a potencialização do ensino de ciências e a manifestação de dois ou mais tipos de inteligências múltiplas. Materiais e métodos: O presente estudo foi realizado através de revisão bibliográfica. A coleta de dados ocorreu em artigos científicos disponíveis em plataformas on-line disponibilizadas pela UPF e impressos. Resultados: Ao longo do trabalho, percebemos que os métodos educativos com disciplinas totalmente individualizadas surgiram com os primeiros professores que habitaram o Brasil: os jesuítas. Desde essa época, os alunos foram acostumados que o professor era o transmissor e o detentor do saber, porém isso repercutia em dificuldades na comunicação com o docente. Com o passar do tempo, o estudante se torna sujeito ativo da aprendizagem e o professor, um mediador, esse fato possibilitou a perda do medo de tirar dúvidas por parte dos educandos, mas o ensino continuava fragmentado. Para modificar tal realidade, as Escolas passaram a adotar propostas pedagógicas interdisciplinares. Com essas propostas os alunos descobrem o porquê devem aprender determinados conteúdos e passam a demonstrar maiores interesses em estudar, o que estimulará o desenvolvimento de dois ou mais tipos de inteligências múltiplas. Dentre as diferentes áreas da educação, o ensino de ciências proporciona ao aluno além da aula teórica a atividade prática, na qual possibilita realizar estudos em ambientes diferentes da sala de aula. Conclusão: Após, a análise bibliográfica do tema, nota-se que a implantação da interdisciplinaridade traz benefícios tanto cognitivos como sociais a todos os envolvidos, fato que estimula os educandos a buscarem mais conhecimentos e ampliarem sua visão de mundo.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

de Mello Tagliari, G. ., & Nervo, M. H. . (2020). A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: POSSIBILIDADES DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 16. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/33