A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: POSSIBILIDADES DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
Resumo
Introdução: As práticas interdisciplinares se desenvolveram ao longo do tempo e cada vez mais existe possibilidades da inserção desse método de ensino. Pelos conceitos das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, o cérebro humano possui oito tipos de inteligências: lógica; linguística; corporal; naturalista; intrapessoal; interpessoal; espacial; musical. Porém, a maioria das pessoas desenvolve no máximo duas delas. Objetivos: A pesquisa objetivou demonstrar a importância das integrações entre disciplinas para a potencialização do ensino de ciências e a manifestação de dois ou mais tipos de inteligências múltiplas. Materiais e métodos: O presente estudo foi realizado através de revisão bibliográfica. A coleta de dados ocorreu em artigos científicos disponíveis em plataformas on-line disponibilizadas pela UPF e impressos. Resultados: Ao longo do trabalho, percebemos que os métodos educativos com disciplinas totalmente individualizadas surgiram com os primeiros professores que habitaram o Brasil: os jesuítas. Desde essa época, os alunos foram acostumados que o professor era o transmissor e o detentor do saber, porém isso repercutia em dificuldades na comunicação com o docente. Com o passar do tempo, o estudante se torna sujeito ativo da aprendizagem e o professor, um mediador, esse fato possibilitou a perda do medo de tirar dúvidas por parte dos educandos, mas o ensino continuava fragmentado. Para modificar tal realidade, as Escolas passaram a adotar propostas pedagógicas interdisciplinares. Com essas propostas os alunos descobrem o porquê devem aprender determinados conteúdos e passam a demonstrar maiores interesses em estudar, o que estimulará o desenvolvimento de dois ou mais tipos de inteligências múltiplas. Dentre as diferentes áreas da educação, o ensino de ciências proporciona ao aluno além da aula teórica a atividade prática, na qual possibilita realizar estudos em ambientes diferentes da sala de aula. Conclusão: Após, a análise bibliográfica do tema, nota-se que a implantação da interdisciplinaridade traz benefícios tanto cognitivos como sociais a todos os envolvidos, fato que estimula os educandos a buscarem mais conhecimentos e ampliarem sua visão de mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.