VARIAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DO CARRAPATO Amblyomma sculptum BERLESE, 1888 NO PARQUE ECOÓGICO FRANCISCO LINS DO REGO E ARREDORES, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS
Resumo
Introdução: Os aracnídeos são de grande importância médica e ecológica; alguns se destacam pela capacidade de transmissão de doenças aos humanos e a outros grupos animais. Dentre eles, destacam-se os carrapatos (ordem Ixodida). Em áreas naturais, o contato entre pessoas e carrapatos é usual, o que reforça a importância de estudos voltados à biologia desses animais. Objetivo: O atual estudo tem por objetivo caracterizar a comunidade de carrapatos da espécie Amblyomma sculptum no Parque Ecológico Lins do Rego sondando a variação espacial e temporal da abundância, sexo, e a proporção de indivíduos nos diferentes estágios de vida (ninfa e adulto). Material e método: O estudo foi feito entre 17 de Março de 2018 à 02 de Novembro de 2018. As mostras foram feitas a cada 15 dias usando a técnica de arraste com flanela branca. A coleta foi feita em 12 pontos, sendo dividida em 3 áreas; a primeira, na Lagoa da Pampulha Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, a segunda dentro do Parque Francisco Lins do Rego e a última fora do Parque, do outro lado da Orla da Lagoa (a partir da Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7100 - Bandeirantes Pampulha, Belo Horizonte - MG.). Em cada área, foram fixados quatro pontos de coleta com 200 metros de distância entre cada um a partir do primeiro em cada uma das áreas estudadas. Resultados: Os resultados das coletas mostram que a incidência de carrapatos adultos é maior entre os meses de março a junho (64 carrapatos) e entre julho e novembro é maior a incidência de ninfas (74 carrapatos). A comparação entre números de indivíduos machos e fêmeas durante o período de coleta se mostrou equilibrada (33 machos e 31 fêmeas). Foi usado o índice de Payandeh que no atual trabalho, mostrou valores superiores a 1,5, o que indica padrão agregado de distribuição. Conclusão: As análises feitas com os resultados obtidos podem ser importantes em ações que visam combater os carrapatos presentes nesse local, sendo de vital valor na área da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.