A SITUAÇÃO DO ENSINO DO ESPANHOL, PÓS-REVOGAÇÃO DA LEI 11.161/2005
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3246Palavras-chave:
Espanhol, Ensino, Revogação, Lei 11.161/2005Resumo
Introdução: No ano de 2005, foi sancionada a Lei 11.161/2005, conhecida como a “Lei do Espanhol”, a qual in-seria a língua espanhola como disciplina obrigatória e matrícula facultativa para os alunos das escolas públicas. Um avanço importante para a classe de professores e discentes no país; entretanto, no ano de 2017, foi sancionada a Lei 13.415/2017, que revogou à do espanhol, dando espaço, portanto, à hegemonia do ensino da língua inglesa. Objetivo: Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo de estudo fazer uma contextualização histórica do ensino do idioma no país e no estado de Pernambuco, ademais de destacar os entraves do ensino do espanhol. Espera-se, por conseguinte, que a comunidade escolar e acadêmica compreenda a importância do ensino do idioma para a eman-cipação estudantil e os impactos da revogação na educação pública. Material e Métodos: Para a metodologia deste trabalho, foi utilizada análise bibliográfica de alguns documentos sobre o ensino da língua espanhola no Brasil, leis, tratados e normativas. O marco teórico foi composto por Cristofoli (2012), Paulino (2019), Laseca (2008) e Picanço (2003). Resultados: Como resultado, foi evidenciado o quão catastrófico foi a revogação do ensino do espanhol nas escolas públicas, tirando dos alunos a possibilidade de escolher qual língua estudar. Conclusão: Foi gerado um debate quanto ao ensino da língua espanhola no Brasil, ademais dos desafios em solo brasileiro e em Pernambuco.
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