ECONOMIA SOLIDÁRIA E AGROECOLOGIA: PERSPECTIVAS SOBRE UMA AGRICULTURA AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL, ECONOMICAMENTE EFICIENTE E SOCIALMENTE JUSTA.
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3242Palavras-chave:
AGRICULTURA, AGROECOLOGIA, EXPLORAÇÃO, RECURSOSResumo
Introdução: Atualmente é inevitável não pensar nas questões ambientais, pois tem-se observado uma maior preocupação diante das mudanças drásticas que vem se gerando em torno da natureza, em sua maioria advindas das ações do próprio homem que tem prevalecido de forma bastante agressiva ao longo do tempo, ultrapassando os limites legais da exploração, gerando assim inúmeros problemas, como o esgotamento dos recursos, prejuízos nos ecossistemas, como muitos outros aspectos pertencentes ao meio ambiente. É fácil pensar, assim como tão simples é agir em favor do meio ambiente, mas para que isso ocorra cabe a cada indivíduo tomar consciência da real importância desse bem universal. Objetivos: Contextualizar os conceitos de economia solidária e agroecologia, assim como a importância desses elementos no meio ambiente. Apresentar alternativas sustentáveis frente aos diferentes problemas nos espaços naturais. Material e métodos: O trabalho foi escrito baseando-se em estudos bibliográficos de especialistas da área, que se tornaram essenciais para melhores argumentos, com informações colhidas também em websites conforme o tema proposto. Resultados: Diante dos argumentos apresentados, nota-se que os princípios da economia solidária aproximam-se dos princípios da Agroecologia, por entender que existe intimamente ligação dessas abordagens com os aspectos socioeconômicos, segurança alimentar e com a preservação ambiental, assumindo assim, nesse contexto, que os elementos supracitados constituem-se de estudos essenciais que procuram deter as formas degradantes e exploradoras da natureza, na busca pela implantação de sistemas de agriculturas alternativas e potencializadoras em benefício de todos. Conclusão: É importante compreender que tanto a Economia Solidária quanto a Agroecologia são formas essenciais de debate no contexto atual, pelo simples fato de possuírem elementos integradores para os novos desafios em que permeiam as diferentes áreas da sociedade, tendo como exclusividade o meio ambiente e seus arranjos de produção e consumo, alicerçados pela participação colaborativa, justa e consciente, ao ponto de valorizar as pessoas e os espaços envolvidos na dinâmica proposta pelos elementos em destaque nesse contexto. Sendo sabedor de todas essas informações, torna-se evidente que a interação entre a Agroecologia e a Economia Solidária, perpetua em uma visão inovadora, criativa e rentável, mediante a sistematização e consolidação de saberes já existentes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.