A URBANIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE NA CIDADE DE VIAMÃO/RS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3237Palavras-chave:
ANÁLISE AMBIENTAL, URBANIZAÇÃO DE VIAMÃO, MEIO AMBIENTEResumo
Introdução: O aumento da urbanização e o crescimento desenfreado das cidades levam ao surgimento de diversos problemas ambientais, como por exemplo, o aumento da produção de resíduos sólidos e o seu descarte indevido, acarretando em poluição dos rios, solos e doenças, neste contexto é necessário o desenvolvimento de projetos e soluções de planejamento urbano para mitigar estes problemas, respeitando o meio ambiente e as interações ecológicas da região trabalhada, assim como os aspectos sociosanitários desencadeados por uma urbanização não planejada e desestruturada. através desta discussão objetivou-se trazer à tona a problemática e buscar desenvolver maneiras de construir uma sociedade com maior consciência ambiental, pois são providenciais para o aumento do bem estar social, estabelecendo um equilíbrio entre meio ambiente e o crescimento urbano. Material e métodos: Por pesquisa bibliográfica, análise de imagens de sensoriamento remoto e análise de campo, foram levantados dados para a discussão proposta a fim de embasar a discussão sobre o problema. Objetivo: Objetivando-se a discussão de metodologias e ações que possam ser benéficas diante a urbanização da cidade de Viamão. Buscando-se assim poder produzir material sólido que auxilie no planejamento urbano com base na manutenção do meio ambiente. Resultados: Podendo-se diante da problemática levantar dados que embasam os resultados aqui relatados, como por exemplo: A criação de áreas de contenção de cheias no espaço urbano, necessidade de melhoria na drenagem urbana, melhoria do saneamento básico e trabalho intensivo com foco na educação ambiental nas escolas, este último estimular o sentimento de pertencimento ambiental das crianças desde cedo. Conclusão: colocando a educação ambiental na região como fator fundamental para as melhorias do planejamento urbano, uma vez que esta é precursora de uma vivência mais sustentável da sociedade com o meio ambiente. Desenvolvendo assim métodos com o enfoque na preservação das características naturais da região, o planejamento de novas intervenções de forma ambientalmente consciente e sustentável. Assim como também a manutenção de práticas de recuperação nas áreas já degradadas da região, de forma a conciliar a ocupação urbana que se mostra necessária, com práticas sustentáveis, de baixo impacto ambiental e ecologicamente benéficas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.