TURISMO ECOLÓGICO: EDUCANDO ATRAVÉS DA DESCOBERTA
Resumo
Introdução: As experiências vivenciadas na fase do desenvolvimento infantil são fundamentais para a formação da personalidade do indivíduo. A educação ambiental estimula reflexão e o senso crítico de modo que esteja focada na proposição de ideias e princípios que possibilitem a construção de um mundo sustentável. Dentre os meios de aprendizado, como palestras e projetos educativos, o turismo ecológico é destacado pela aproximação íntima do indivíduo com o meio ambiente, essa ferramenta possibilita agregar conhecimento empírico acerca do ambiente natural e desenvolver os sentidos e compreensão do meio físico através da exploração do ambiente. Objetivo: O trabalho propõe uma metodologia ativa para ensinar de forma prática as atribuições da biologia no cotidiano. Material e métodos: As atividades do turismo ecológico foram realizadas com crianças na faixa etária de 5 a 10 anos de idade e foram implantadas em centros urbanos e áreas isoladas e naturais, como parques e matas ciliares. Os pontos de observação incluem atributos biológicos, como os recursos hídricos (lagoas, córregos, nascentes), as interações ecológicas (colônias, competições, predatismos, herbivorísmo), a relação homem x natureza, os habitats naturais e as categorias taxonômicas. O aprendizado é fixado e finalizado com uma atividade de escrita ou ilustração dos momentos marcantes do turismo ecológico. Resultado: Ao final da excursão, as crianças discutem entre si sobre os novos aprendizados e é notável as diferentes percepções entre si. A elaboração de textos, poemas e ilustrações deixa nítido a eficiência da metodologia ativa para impulsionar a observação pautada na natureza, valorizando a diversidade biológica e a proteção do meio natural e estimulando o desenvolvimento sustentável, além da facilidade de aprender novos termos. Conclusão: A atividade exploratória unida à instrução ministradas durante o turismo ecológico, nas fases do desenvolvimento infantil, agregam informações do meio natural próximo e desperta o pensamento crítico de incentivo à consciência ambientalista e a importância da conservação do meio, que será aprimorada durante o seu crescimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.