A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINAGEM DA BIOFÍSICA DO SISTEMA RENAL
Resumo
Introdução: A disciplina de Biofísica é ministrada para vários cursos da área biológica e da saúde adaptando-se à realidade de cada curso (CORSO, 2009). Neste ensejo, o uso da Sequência Didática (SD), conjunto de atividades planejadas de maneira sistemática envolvendo atividades de escuta, leitura, escrita e reescrita de textos (GONÇALVES; FERRAZ, 2016), se nos apresenta como metodologia potencialmente eficaz para a adequação da disciplina para o Ensino Superior (ES). Objetivo: Desenvolver e ofertar uma SD para ensinagem da Biofísica do Sistema Renal no ES. Material e métodos: A presente pesquisa de natureza exploratória tem caráter qualitativo e apoia-se em textos acadêmico-científicos indexados aos bancos de dados SciELO e Periódicos CAPES/MEC. A análise crítico-interpretativa e fichamento das bibliografias selecionadas permitiu-nos o desenvolvimento da sequência didática produto deste estudo, bem como o elencar dos procedimentos metodológicos necessários para sua elaboração. Resultados: Frente aos procedimentos anteriormente elencados fora possível o desenvolvimento de uma SD com carga-horária de sete horas-aulas. A primeira aula (apresentação da situação didática) destinada à apresentação da SD à turma qual será desenvolvida, neste momento, o docente deverá explicitar os detalhes acerca das atividades a serem desenvolvidas e mitigar quaisquer dúvidas que possam existir. Na segunda aula (produção inicial), sugere-se a ludicidade para o mensurar dos conhecimentos prévios do graduando acerca do conteúdo, portanto, o sorteio e distribuição de cartões com perguntas acerca do tema (quiz) permitirá ao professor a sistematização das etapas posteriores a partir de seus achados. Nos módulos (aulas três a seis) o conteúdo deverá ser explicitado através de aulas expositivas, debates, explanação oral com exemplos escritos em quadro, leitura de textos diversos, vídeos e outras músicas, dentre outros. Ulteriormente (produção final), deverá se suceder à produção de modelos e maquetes funcionais para contextualização do saber apreendido, neste ensejo, recomenda-se também a realização um seminário para difusão dos resultados obtidos. Conclusão: Infere-se que o produto em tela torna possível a depreensão dos saberes concernentes à Biofísica da função renal, contudo, não validado por aplicação, configura-se apenas como uma proposta ao profissional docente que deseja fazer uso de uma SD para configurar sua prática de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.