A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINAGEM DA BIOFÍSICA DO SISTEMA RENAL
Resumo
Introdução: A disciplina de Biofísica é ministrada para vários cursos da área biológica e da saúde adaptando-se à realidade de cada curso (CORSO, 2009). Neste ensejo, o uso da Sequência Didática (SD), conjunto de atividades planejadas de maneira sistemática envolvendo atividades de escuta, leitura, escrita e reescrita de textos (GONÇALVES; FERRAZ, 2016), se nos apresenta como metodologia potencialmente eficaz para a adequação da disciplina para o Ensino Superior (ES). Objetivo: Desenvolver e ofertar uma SD para ensinagem da Biofísica do Sistema Renal no ES. Material e métodos: A presente pesquisa de natureza exploratória tem caráter qualitativo e apoia-se em textos acadêmico-científicos indexados aos bancos de dados SciELO e Periódicos CAPES/MEC. A análise crítico-interpretativa e fichamento das bibliografias selecionadas permitiu-nos o desenvolvimento da sequência didática produto deste estudo, bem como o elencar dos procedimentos metodológicos necessários para sua elaboração. Resultados: Frente aos procedimentos anteriormente elencados fora possível o desenvolvimento de uma SD com carga-horária de sete horas-aulas. A primeira aula (apresentação da situação didática) destinada à apresentação da SD à turma qual será desenvolvida, neste momento, o docente deverá explicitar os detalhes acerca das atividades a serem desenvolvidas e mitigar quaisquer dúvidas que possam existir. Na segunda aula (produção inicial), sugere-se a ludicidade para o mensurar dos conhecimentos prévios do graduando acerca do conteúdo, portanto, o sorteio e distribuição de cartões com perguntas acerca do tema (quiz) permitirá ao professor a sistematização das etapas posteriores a partir de seus achados. Nos módulos (aulas três a seis) o conteúdo deverá ser explicitado através de aulas expositivas, debates, explanação oral com exemplos escritos em quadro, leitura de textos diversos, vídeos e outras músicas, dentre outros. Ulteriormente (produção final), deverá se suceder à produção de modelos e maquetes funcionais para contextualização do saber apreendido, neste ensejo, recomenda-se também a realização um seminário para difusão dos resultados obtidos. Conclusão: Infere-se que o produto em tela torna possível a depreensão dos saberes concernentes à Biofísica da função renal, contudo, não validado por aplicação, configura-se apenas como uma proposta ao profissional docente que deseja fazer uso de uma SD para configurar sua prática de ensino.
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