A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA E UM OLHAR SOBRE A AMAZÔNIA NA OBRA INFERNO VERDE DE ALBERTO RANGEL NAS TURMAS DE 9º ANOS NA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DO CARMO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3198Palavras-chave:
Leitura, Texto Literário, Identidade CulturalResumo
Introdução: A leitura de obra literária foi importante para o contato do aluno com a manifestação artística que possui multissignificados. Com esse propósito que a obra Inferno Verde de Alberto Rangel foi selecionada para ser objeto de estudo deste projeto. Objetivo: Proporcionar aos alunos compreendê-la, analisá-la, assim como perceber a sua representação literária e os aspectos intrínsecos sobre a Amazônia revelados nos contos. Material e métodos: A metodologia seguiu as seguintes etapas, adaptadas ao contexto de aulas não presenciais: Leitura do livro em formato PDF, seguido de atividades de compreensão da obra, análise, reflexão acerca dos aspectos culturais e sociais e releitura através de poemas, compartilhando-os por vídeos. Resultados: O trabalho com a obra literária possibilitou analisar o nível de compreensão em leitura dos alunos, visto que os contos narrados no livro possuem uma linguagem que é ao mesmo tempo rebuscada e também peculiar. Com relação a crítica social presente nos contos todos que responderam identificaram muito bem, logo conseguiram perceber os aspectos intrínsecos sobre a Amazônia presente nas narrativas. Ao relacionar os contos com as toadas de boi bumbá, as semelhanças encontradas pelos alunos foram pertinentes, estabelecendo uma conexão entre as duas artes: a literatura e o folclore. Conclusão: A leitura da obra possibilitou aos alunos a percepção que a desconstrução da Amazônia feita pelo narrador era com intuito de mostrar o Inferno que as pessoas vindas de fora faziam e muitas vezes viviam na região. Portanto, os alunos mostraram ter uma compreensão mais aprofundada da obra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.