POSSIBILIDADES PARA A MODELAGEM DA APRENDIZAGEM ATIVA NO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Jean Carlos Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Juliana Guedes Arvelos Barbosa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/3160

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Projeto Pedagógico, Engenharias, Projetos Integradores, Aprendizagem

Resumo

Um dos maiores desafio no ensino de engenharia atualmente é de formar profissionais e cidadãos que apresentem autonomia e desenvoltura para solucionar problemas reais, de maneira colaborativa, reflexiva, inovadora e crítica. Assim, é de extrema importância, que durante a elaboração e atualização dos projetos pedagógicos de curso das engenharias, que exista uma atenção especial com a modelagem da aprendizagem ativa como estratégia central do processo de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas para aprendizagem em equipes e para aprendizagem indivual, proporcionam inúmeras possibilidades para formar profissionais de engenharia competentes para atender as variadas demandas e ao dinamismo da sociedade moderna. O novo profissional de engenharia precisa ter boa adaptabilidade, flexibilidade, inteligência socioemocional, oratória, escuta ativa e um olhar sempre atento para a sustentabilidade. Portanto, o projeto pedagógico de curso (PPC) deve apresentar estratégias pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade e centradas nas metodologias ativas de aprendizagem, ou seja, os atores em seus papeis: o professor como mediador e os educandos e educandas, assumindo seus papéis de protagonistas, visando o fomento de uma aprendizagem cada vez mais significativa e transformadora. Este trabalho, baseado em pesquisas bibliográficas, discute uma proposta de implementação, dentro dos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia, de atividades, de projetos e componentes curriculares, cujas essências, vinculam-se as técnicas de aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em problemas, com grande potencial ao bom desenvolvimento do ensino de engenharia. Também serão abordadas, de maneira reflexiva, algumas diretrizes gerais da regulamentação acadêmica dos cursos de bacharelado em engenharia do Brasil.

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Publicado

2022-03-18

Como Citar

Rodrigues, J. C., & Barbosa, J. G. A. . (2022). POSSIBILIDADES PARA A MODELAGEM DA APRENDIZAGEM ATIVA NO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 3(1), 1–10. https://doi.org/10.51189/rema/3160

Edição

Seção

Artigos de Revisão