OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL OBTIDO POR TRANSESTERIFICAÇÃO QUÍMICA COM ÓLEO VEGETAL REUTILIZADO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3150Palavras-chave:
CATALISADORES, COMBUSTÍVEL, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: A produção de biodiesel vem se tornando uma alternativa mais atrativa recentemente pelos seus benefícios ambientais e por ser uma fonte renovável de combustível. Utilizar óleo usado na produção reduz o custo da produção, comercialização do biocombustível e acaba com a poluição gerada pelo descarte incorreto. O biodiesel é um combustível que não é tóxico e beneficia de várias formas o meio ambiente. Objetivo: O objetivo foi produzir biodiesel através da transesterificação química com óleo de soja residual por via de catálise básica utilizando como catalisador hidróxido de sódio e hidróxido de potássio e álcool etílico. Material e métodos: Os métodos utilizados foram as condições reacionais: óleo descartado de fritura, sistema em batelada com refluxo, temperatura de 95º, reação álcool: óleo 1:5, 0,5g do catalisador (hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio) e tempo de 1h de reação. Foram realizadas as análises físico-químicas da matéria-prima e do produto final de umidade, índice de acidez, densidade, viscosidade e teste de solubilidade e teste de combustão. Resultados: A matéria-prima utilizada na síntese do biodiesel estava adequada às especificações ideais para o processo de transesterificação, com acidez em ácidos graxos livres e umidades baixas. Quanto aos parâmetros químicos e físicos do biodiesel produzido, estes apresentam qualidade de acordo com os limites estabelecidos pela ANP para o óleo biodiesel e diesel comercial. Conclusão: A utilização de biodiesel como combustível tem apresentado um potencial promissor no mundo inteiro, seja pela contribuição ao meio ambiente ou energia renovável. A transesterificação com catálise básica de óleo de soja com álcool etílico apresenta-se viável para a produção de biodiesel.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.