RELAÇÃO DE P53 MUTANTE E DA PROETÍNA HER2 NO CÂNCER DE MAMA
Resumo
Introdução: O câncer de mama (CM) é considerado, em escala global, como uma das neoplasias mais frequente em mulheres, sendo a segunda principal causa de mortalidade devido ao câncer neste grupo. Embora os métodos de diagnósticos e tratamentos tenham evoluído, a prevalência desta doença tem aumentado em vários locais do mundo. O gene TP53, codifica a proteína p53, responsável pela ação supressora de tumores através da regulação do ciclo celular. Mutações neste gene resultam na proteína p53 defeituosa. A superexpressão do gene HER2 ocorre em 20-25% dos casos de CM, sendo responsável por maior agressividade da doença, com baixa sobrevida e um mau prognóstico dos pacientes. A proteína HER2 é necessária para a ativação das vias de sinalização ERK 1/2, que participam na proliferação e sobrevivência celular, além de ser associado à resistência contra a terapia antitumoral desencadeada pela quimioterapia e radioterapia. Objetivo: Identificar a relação da expressão de p53 mutante e da surperexpressão de HER2 no câncer de mama. Método: Foi realizada uma busca por artigos no banco de dados PubMed, utilizando os descritores: “breast cancer and mutant p53 and HER2”. Os filtros utilizados foram “texto completo grátis” e “publicação dos últimos cinco anos”. Foram selecionados 10 artigos publicados em inglês. Resultados: As mutações no gene que codifica a proteína 53 possuem alta prevalência em câncer de mama HER2+. A proteína p53 mutada pode adquirir função oncogênica, bem como induzir a superexpressão de HER2 por meio de sua ativação transcricional. A surperexpressão de HER2 estabiliza a p53 mutada. A HER2 também participa do processo de angiogênese tumoral. Conclusão: A p53 mutada perde sua função de regulação do ciclo celular e supressão tumoral e adquire função neoplásica, como a superexpressão de HER2 que, reduz sua vulnerabilidade, bem como participa de outros processos essenciais para a sobrevivência e a proliferação de células cancerígenas. Desta forma, agentes anticâncer com alvo na p53 mutante pode inibir a expressão de HER2, sendo considerada uma via atrativa para o desenvolvimento de novos fármacos com potencial antitumoral em amostras desse tipo de câncer de mama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.