CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL POLÍNICO DA CARGA DE PÓLEN TRANSPORTADA POR TRÊS ESPÉCIES DE ABELHAS (HYMENOPTERA: APOIDEA) VISITANTES DE MIRTILO (VACCINIUM CORYMBOSUM) EM GUASCA, CUNDINAMARCA, COLOMBIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3147Palavras-chave:
PALINOLOGIA, ABELHAS NATIVAS, ESPECIES FLORAIS, FLORESTA ANDINA, CONSERVAÇÃOResumo
Introdução: As abelhas são responsáveis pela polinização de muitas das plantas consumidas pelo homem e de plantas silvestres. As espécies do gênero Bombus são de grande interesse porque nativas da região, que toleram condições de baixas temperaturas, têm uma língua mais comprida que permite polinizar flores com uma corola estreita e longa, além de sua capacidade de realizar "polinização por zumbido" que pode liberar pólen de plantas com anteras de deiscência poricida. A caracterização do tipo polínico coletado pelas abelhas ajuda na identificação de suas preferências florais, além de contribuir no conhecimento das abelhas silvestres como potenciais polinizadores de culturas de importância econômica. Objetivo: O objetivo deste estudo foi conhecer as fontes de pólen coletadas por duas espécies nativas do gênero Bombus (B. atratus e B. hortulanus) e abelhas da espécie Apis melífera presentes na fazenda Macuira, Guasca, Cundinamarca, Colômbia. Material e métodos: Para isto, as três espécies foram coletadas visitando flores de Mirtilo (Vaccinium corymbosum). Os grãos de pólen foram tratados quimicamente pelo método de acetólise, e as lâminas foram confeccionadas utilizando-se gelatina glicerinada como meio de inclusão. A identificação dos tipos polínicos foi feita sob microscópio, baseando-se na coleção de referência de lâminas de pólen do grupo de pesquisa “Biodiversidade e Ecologia de abelhas silvestres” da Universidade Militar Nueva Granada, assim como em catálogos especializados em morfologia polínica de espécies de diversas floras. Foram realizadas análises qualitativas e quantitativas dos tipos polínicos, determinando-se a frequência de ocorrência no período estudado e sua dominância na amostra analisada. Resultados: Em relação aos resultados, foram encontrados 23 tipos polínicos pertencentes a 14 famílias de plantas. Sendo com maior frequência grãos de pólen da família Ericaceae, concordante com o local do estudo com a cultura do mirtilo, que é o recurso com maior disponibilidade na fazenda. Com este estudo encontramos que as abelhas estudadas, especialmente as nativas são visitantes potenciais polinizadoras da cultura do mirtilo, mas que precisam de outras fontes de alimento de espécies florais nativas presentes no fragmento da floresta andina encontrado no local de estudo. Conclusão: Foi possível perceber a contribuição para gerar estratégias de conservação das espécies nativas de abelhas encontradas em florestas andinas. Financiado por VICEIN PIC-CIAS 3357.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.