MONITORIA EM SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3116Palavras-chave:
REMOTO, MONITOR, MONITORADOSResumo
Introdução: O Programa de Monitoria Acadêmica é um componente pedagógico que auxilia no desenvolvimento de estudantes de uma determinada disciplina, constituindo um elemento importante para o processo de ensino-aprendizagem. O aluno monitor acompanha os estudantes de uma determinada disciplina com revisões, acompanhamento em aulas práticas, aulas laboratoriais, aulas de campo, e muitos outros componentes, além de auxiliar o professor orientador responsável pela determinada disciplina. Em 11 de Março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o mundo passava por uma pandemia, e devido a disseminação do COVID-19, vírus que causou a pandemia, as aulas presenciais foram canceladas, adotando um caráter de ensino remoto emergencial, assim a monitoria também teve se adaptar a essa nova realidade. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre a monitoria no ensino remoto emergencial da disciplina de Sistemática de Fanerógamas durante o semestre 2020.1. Sistemática de Fanerógamas é uma disciplina de Botânica ofertada aos estudantes de Biologia uma vez por ano no Centro de Educação e Saúde (CES) campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cuité-PB. Material e Métodos: O presente trabalho é de caráter descritivo, do tipo de relato de caso, realizado a partir da vivência do monitor, em que estão contidos as experiências, as ferramentas e demais elementos relacionadas a monitoria no ensino de caráter online. Resultados: Os estudantes se demonstraram menos assíduos em comparação a monitoria presencial, o maior número de participação se deu no início, momento de apresentação de novos conceitos e final da disciplina, momento de coleta e identificação de espécies de plantas. Conclusão: Dessa forma, a monitoria demonstrou-se ser bastante eficaz ao auxílio dos monitorados nesse momento de aulas remotas, tornando-se essencial para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.