MONITORIA EM SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Richard Tarcísio de Lima Alves

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/3116

Palavras-chave:

REMOTO, MONITOR, MONITORADOS

Resumo

Introdução: O Programa de Monitoria Acadêmica é um componente pedagógico que auxilia no desenvolvimento de estudantes de uma determinada disciplina, constituindo um elemento importante para o processo de ensino-aprendizagem. O aluno monitor acompanha os estudantes de uma determinada disciplina com revisões, acompanhamento em aulas práticas, aulas laboratoriais, aulas de campo, e muitos outros componentes, além de auxiliar o professor orientador responsável pela determinada disciplina. Em 11 de Março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o mundo passava por uma pandemia, e devido a disseminação do COVID-19, vírus que causou a pandemia, as aulas presenciais foram canceladas, adotando um caráter de ensino remoto emergencial, assim a monitoria também teve se adaptar a essa nova realidade. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre a monitoria no ensino remoto emergencial da disciplina de Sistemática de Fanerógamas durante o semestre 2020.1. Sistemática de Fanerógamas é uma disciplina de Botânica ofertada aos estudantes de Biologia uma vez por ano no Centro de Educação e Saúde (CES) campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cuité-PB. Material e Métodos: O presente trabalho é de caráter descritivo, do tipo de relato de caso, realizado a partir da vivência do monitor, em que estão contidos as experiências, as ferramentas e demais elementos relacionadas a monitoria no ensino de caráter online. Resultados: Os estudantes se demonstraram menos assíduos em comparação a monitoria presencial, o maior número de participação se deu no início, momento de apresentação de novos conceitos e final da disciplina, momento de coleta e identificação de espécies de plantas. Conclusão: Dessa forma, a monitoria demonstrou-se ser bastante eficaz ao auxílio dos monitorados nesse momento de aulas remotas, tornando-se essencial para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Alves, R. T. de L. . (2022). MONITORIA EM SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE CASO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(4), 17. https://doi.org/10.51189/rema/3116

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Especialidades Biológicas On-line

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