O ENSINO DA ZOOLOGIA E OS RECURSOS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3114Palavras-chave:
ZOOLOGIA, ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOSResumo
Introdução: Os professores utilizam vários saberes para a construção de práticas pedagógicas, que são métodos ativos, que respeita o aluno, à sua lógica, o seu ritmo e as suas necessidades, seus direitos; buscando desenvolver a pessoa, e não a sua adaptação na sociedade, insistindo na importância de se realizar o ensino partindo-se da experiência do aluno. No ensino da Zoologia, as atividades práticas são fundamentais, afinal o desenvolvimento da capacidade investigativa e do pensamento científico são diretamente estimulados pela experimentação. Com o experimento, o aluno tem oportunidade de formular e testar suas hipóteses, coletar dados, interpretá-los e elaborar suas próprias conclusões, baseadas na literatura sobre o tema, onde o conhecimento científico não se limita a laboratórios sofisticados, mas pode ser construído em sua sala de aula em parceria com professores e colegas. Objetivos: Analisar, compreender e avaliar a prática pedagógica utilizando os recursos didáticos no Ensino da Zoologia. Material e Métodos: A pesquisa qualitativa com 40 professores de Ciências do 7° ano do ensino fundamental das escolas municipais de Recife – PE, através de questionários, nos três eixos temáticos: a) o perfil socioeconômico e a formação profissional do professor; b) aos recursos didáticos: e c) ao Ensino da Zoologia, entre os meses de novembro de 2017 a abril de 2018. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram os professores possuem pouco tempo de formados, com pós graduação, costumam ler assuntos relacionados ao tema, não possuem dificuldade para ensinar Zoologia e quando existe dificuldades, procuram superar através de pesquisas em livros, internet, compras de livros e capacitação. Quanto aos recursos didáticos; a maioria não tem dificuldade em encontrar materiais didáticos; possuem habilidades para trabalhar em sala de aula; utilizam-se de recursos próprios e desenvolvem atividades extra-classes nas aulas de Zoologia. Conclusão: Concluiu-se que o uso dos recursos didáticos utilizados nas aulas de zoologia estão associados à formação continuada dos professores. O momento mais adequado de utilizá-los vai depender do trabalho docente prático, no qual a partir de sua realidade, desenvolverá a abordagem metodológica adequada no uso do material didático.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.