A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PARQUE ESTADUAL DA CACHOEIRA DA FUMAÇA, ESPÍRITO SANTO
Resumo
Introdução: Diferentes espaços de educação não-formal são explorados pelas instituições escolares com o objetivo de enriquecer a formação dos estudantes, dentre esses espaços, encontram-se as Unidades de Conservação. Nessas áreas de preservação ambiental, realizam-se trabalhos de interpretação ambiental em prol de sensibilizar visitantes quanto as temáticas ambientais, dentre eles, estudantes da Educação Básica. Objetivo: Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental de alunos do Ensino Fundamental, visitantes do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Material e métodos: Para isso, 80 alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades de Educação Ambiental oferecidas pelo local entre os meses de outubro e novembro de 2018 e no fim da visitação foi aplicado um questionário composto de questões abertas e fechadas, onde para as perguntas fechadas utilizou-se a escala de Likert. Resultados: A partir dos resultados obtidos, observou-se que a Unidade de Conservação é apontada pelos alunos como um local importante para preservação ambiental, ressaltando a proteção de espécies da fauna e da flora; o contato com a natureza, devido à beleza cênica do local, e, por fim, a aproximação com os conteúdos estudados em sala de aula, apontando questões relacionadas à Educação Ambiental. Conclusão: Conclui-se que o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça é um espaço de educação não-formal com potencial elevado para o desenvolvimento de atividades relacionadas a Educação Ambiental, que fortalecem o desenvolvimento do pensamento crítico de seus alunos visitantes quantos às questões ambientais, sensibilizando os mesmos quanto a sua importância para a preservação ambiental e para a sociedade, em geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.