A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PARQUE ESTADUAL DA CACHOEIRA DA FUMAÇA, ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Pedro José Garcia Júnior
  • Mariana Spala Côrrea
  • Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira

Resumo

Introdução: Diferentes espaços de educação não-formal são explorados pelas instituições escolares com o objetivo de enriquecer a formação dos estudantes, dentre esses espaços, encontram-se as Unidades de Conservação. Nessas áreas de preservação ambiental, realizam-se trabalhos de interpretação ambiental em prol de sensibilizar visitantes quanto as temáticas ambientais, dentre eles, estudantes da Educação Básica. Objetivo: Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental de alunos do Ensino Fundamental, visitantes do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Material e métodos: Para isso, 80 alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades de Educação Ambiental oferecidas pelo local entre os meses de outubro e novembro de 2018 e no fim da visitação foi aplicado um questionário composto de questões abertas e fechadas, onde para as perguntas fechadas utilizou-se a escala de Likert. Resultados: A partir dos resultados obtidos, observou-se que a Unidade de Conservação é apontada pelos alunos como um local importante para preservação ambiental, ressaltando a proteção de espécies da fauna e da flora; o contato com a natureza, devido à beleza cênica do local, e, por fim, a aproximação com os conteúdos estudados em sala de aula, apontando questões relacionadas à Educação Ambiental. Conclusão: Conclui-se que o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça é um espaço de educação não-formal com potencial elevado para o desenvolvimento de atividades relacionadas a Educação Ambiental, que fortalecem o desenvolvimento do pensamento crítico de seus alunos visitantes quantos às questões ambientais, sensibilizando os mesmos quanto a sua importância para a preservação ambiental e para a sociedade, em geral.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Polastreli Barbosa, M. A. ., Garcia Júnior, P. J. ., Spala Côrrea, M. ., & do Pará Marques de Oliveira, J. R. . (2020). A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PARQUE ESTADUAL DA CACHOEIRA DA FUMAÇA, ESPÍRITO SANTO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 14. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/31