COMPORTAMENTO OPORTUNISTA-PREDATÓRIO DO PITANGUS SULPHURATUS (LINNAEUS, 1766) - RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3091Palavras-chave:
BEM-TE-VI, GENERALISTA, HÁBITOS ALIMENTARES, NIDIFICAÇÃOResumo
Introdução: ave passeriforme, da família dos Tiranídeos; o Pitangus Sulphuratus (Linnaeus, 1766), famoso Bem-te-vi. Esse pássaro possui ampla distribuição geográfica no Brasil, havendo grandes concentrações no, sul, sudeste e ao longo de todo litoral brasileiro. Possui comprimento corporal variando entre; 20,0 a 25,0 cm; e massa corpórea entre 50 e 65g. Sua plumagem é marrom-amarelada no dorso, amarela no ventre, esbranquiçada abaixo do pescoço até parte da cabeça; onde, o branco é segmentado por uma máscara preta envolvendo os olhos, e a parte superior do crânio, é preto e abriga um topete amarelo. Objetivos: descrever comportamento oportunista-predatório do Pitangus Sulphuratus; ao abordar um ninho de Fluvicola nengeta (Linnaeus, 1766). Materiais e métodos: neste relato de caso foi utilizado o método de observação direta dos espécimes, onde houve um monitoramento no período de 2 semanas e 3 dias. A coleta de dados, ocorreu no município de Marechal Floriano- ES, em uma propriedade rural. O embasamento teórico foi realizado através de artigos científicos e resumos, encontrados na base de dados do Scielo e do Google Acadêmico. Resultados: após duas semanas de nidificação e oviposição da Fluvicola nengeta; em comportamento predatório, uma dupla de bem-te-vis, ataca o ninho da Fluvicola, predando os dois ovos que estavam no ninho. E logo após, carregam todo capim e graveto utilizados na manufatura dos ninhos; e leva-os ao seu próprio ninho; em atitude oportunista. Conclusão: o comportamento do Pitangus Sulphuratus, de alimentar-se de ovos de outras aves e rouba-lhes os gravetos dos ninhos, corrobora com demais relatos encontrados na literatura. Já que, é mais do que sabido, que o bem-te-vi, é uma ave extremamente territorial, oportunista e de hábitos alimentares generalista. Sendo assim, o comportamento exibido está dentro das normalidades do espécime.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.