CEGUEIRA SOBRE A FAUNA BRASILEIRA! O CASO DE UMA IMAGEM, NO MÍNIMO, INQUIETANTE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3086Palavras-chave:
FIGURAS, ILUSTRAÇÃO ZOOLÓGICA, METAZOÁRIOSResumo
Introdução: Em sala de aula as formas escrita e oral de comunicação prevalecem sobre modalidades mais artísticas como os símbolos e as imagens. Ainda assim, é incontestável que representações visuais complementam e reduzem as abstrações textuais, estimulam à leitura, são aliadas no processo comunicativo e atuam como catalisadoras ao facilitarem a aprendizagem. São recursos tão importantes que compõem um dos critérios para aprovação das coleções didáticas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Objetivo: Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a imagem utilizada na Home Page do “I Congresso Brasileiro On-line de Ensino de Zoologia”. Material e Métodos: Para tanto, a imagem foi dividida em quadrantes, com a intenção de facilitar a descrição para o leitor. Resultados: Assim, abreviou-se Superior Esquerda (SE), Inferior Esquerda (IE), Superior Direita (SD) e Inferior Direita (ID). Na porção ‘SE’ há, em extremos opostos, duas borboletas. Em ‘IE’, dois veados, uma onça (leopardo) e mais duas borboletas. No centro da imagem tem uma árvore que facilita a descrição. No quadro ‘SD’ nota-se a cauda e os membros posteriores de um felino, supostamente da mesma espécie do anteriormente citado, a cauda de uma arara e em segundo plano, outra arara-vermelha voando. A porção ‘ID’ borboletas em faces opostas, um tímido orangotango esconde-se na árvore, um elefante e duas girafas. Um cenário utópico, possuindo contornos midiáticos e descontextualizados com aquilo que se propõe - Congresso Brasileiro de Ensino de Zoologia. Os animais, predominantemente exóticos, não ocupam os mesmos biomas e a paisagem explicita que não coexistem em um mesmo espaço geográfico. Conclusão: É evidente ainda, a ingênua visão de que ao se falar de zoologia, são feitas referências aos animais de savanas ou Amazônia, desconsiderando a miríade de organismos que compõem nosso planeta. Se ‘Uma imagem vale mais que mil palavras’, a de referência nos ensina o que não deve ser feito para evocar memórias da fauna brasileira, especialmente, quando o objetivo é ensinar.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.